Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PS chumba criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar a situação nos lares. PSD salienta que são necessárias novas soluções

Foi hoje chumbada a proposta do PSD para a criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar a situação nos lares durante a pandemia, com votos contra do PS e abstenção do PCP. Para os social-democratas, o trabalho desta subcomissão seria muito importante para encontrar novas formas de combater o vírus e proteger a população.

Em conferência de imprensa, os Vice-Presidentes da bancada do PSD, Ricardo Baptista Leite e Clara Marques Mendes, afirmaram que “há um conjunto de matérias que suscitam uma enorme preocupação por parte do PSD e que deveriam ser alvo de uma discussão aprofundada e de acompanhamento no âmbito da subcomissão que o PSD propôs, mas que foi rejeitada.”

No dia em que as ministras da Segurança Social e da Saúde foram ouvidas no Parlamento sobre a situação dos lares e, em específico, a tragédia que ocorreu no lar de Reguengos, Clara Marques Mendes revelou que, no final da reunião, os deputados do PSD ficaram “menos esclarecidos e mais preocupados”.

A deputada referiu-se ao relatório que o Governo enviou ao Parlamento, um relatório que, de acordo com Ministra e o Primeiro-Ministro, foi o documento enviado ao Ministério Público e mandado fazer após o surto em reguengos. Contudo, revela a parlamentar, “estamos perante um relatório produzido em julho, mas que se reporta a ações de acompanhamento que ocorreram em março, ou seja, antes do surto”.

O PSD insistiu ainda na importância de se fazer um levantamento dos lares ilegais em Portugal, e já apresentou um projeto de resolução, que será debatido em breve, sobre o tema. Ao contrário do que o Governo tinha dito, recorda Clara Marques Mendes, o Governo continua sem realizar esse levantamento e sem atuar.

Já Ricardo Baptista Leite recordou outra promessa do executivo que continua sem ser concretizada: a criação de Brigadas para intervir em lares. “O Primeiro-Ministro disse que tinham sido criadas brigadas que estariam operacionais para resposta aos lares e que estariam operacionais até ao final do mês. Hoje, questionada pelo PSD, a Ministra da Segurança Social confirmou aquilo que já tínhamos ouvido no terreno: estas brigadas não foram criadas”, disse.

O vice-Presidente da bancada do PSD apelou a que essas brigadas sejam criadas rapidamente e apelou ao Governo a reforçar os meios financeiros dos lares para a contratação de médicos e enfermeiros.

17-09-2020 Partilhar Recomendar
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas