Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O PSD está na defesa absolutamente intransigente das nossas forças de segurança e forças policiais”
André Coelho Lima recusa uma diminuição dos efetivos das forças e serviços de segurança.

André Coelho Lima recusa uma diminuição dos efetivos das forças e serviços de segurança. Para o Vice-Presidente do PSD, falar em reforço da autoridade do Estado passa por não nos resignarmos com a execução de apenas 60% da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança, algo origina condições degradantes em algumas esquadras no nosso país. “Falar em reforço da autoridade do Estado é acompanhar as justas reivindicações dos agentes no que respeita às condições dos seus locais de trabalho e à disponibilização de equipamento de proteção individual. Falar em reforço da autoridade do Estado é, numa palavra, pugnar pelo reforço da dignidade do corpo policial e das forças de segurança civil.”

No debate sobre “a Autoridade do Estado e Segurança dos Cidadãos”, André Coelho Lima recusou contribuir para um debate que visa a “demarcação do território político securitário” e frisou que o PSD, como partido defensor das liberdades individuais, é pela moderação e pelo equilíbrio. Para o Vice-Presidente do PSD, a autoridade do Estado e a defesa das nossas forças de segurança “não é temática para ser tratada en passant ou para ser usada para dar destaque a iniciativas legislativas”. “O PSD está na defesa absolutamente intransigente das nossas forças de segurança e forças policiais. Mas dotando-as de meios de proteção capazes e investindo na capacitação individual dos agentes. O PSD está pela valorização das nossas forças de segurança como garantes por excelência da defesa e proteção dos cidadãos. Mas defendendo o tratamento digno que é devido àqueles cuja vida é dedicada a nos fazer sentir seguros”, sublinhou.

De seguida, o deputado considerou intoleráveis frases como a que foi vista numa manifestação, com a indicação de que “Um polícia bom é polícia morto”, adiantando o social-democrata que, sem prejuízo de se tratar de matéria que compete aos tribunais julgar, “faltou uma palavra firme de repúdio inequívoco do Ministro da Administração Interna”. O parlamentar considera que defender a autoridade do Estado “é não ter tibiezas na hora de defender a honorabilidade dos nossos agentes, como é não ter qualquer hesitação na hora de condenar aqueles cujos comportamentos disso sejam merecedores.”

André Coelho Lima insistiu ainda na ideia de que é necessário o desenvolvimento político e normativo do conceito de Segurança Sanitária. “A Segurança Sanitária é, nos dias de hoje, porventura a preocupação mais relevante dos cidadãos e do Estado. É digamos que a circunstância potencialmente causadora de maiores receios e dúvidas na plena fruição do espaço público. Foi atendendo precisamente a esta preocupação que o PSD deu recentemente entrada a um projeto de resolução que defende a implementação de medidas concretas nos aeroportos e terminais de cruzeiros portugueses”, revelou o deputado.

02-07-2020 Partilhar Recomendar
06-07-2020
Bombeiros envolvidos no combate aos incêndios rurais não receberam pagamento de junho
    Para o PSD, “esta situação é lamentável, uma verdadeira vergonha para o país e um tremendo desrespeito pelos homens e mulheres que arriscam a própria vida para proteger os seus concidadãos”.
02-07-2020
Governo respondeu ao desembarque de emigrantes ilegais com “incapacidade e incompetência”
    André Neves entende que estes casos passam aos nossos parceiros a imagem de Portugal não consegue lidar com este problema.
02-07-2020
PSD enaltece papel das forças de segurança durante a pandemia
    Sara Madruga da Costa afirmou ainda que, tal como os profissionais de saúde, as forças de segurança têm e tiveram um papel muito importante no Estado de Emergência e no Estado de Calamidade.
02-07-2020
Populações do Interior sentem-se inseguras e desprotegidas
    Duarte Marques afirma que este sentimento é consequência da cada vez menor presença de efetivos das forças de segurança.
26-06-2020
Dívidas do Governo aos bombeiros podem fazer perigar a capacidade operacional das corporações
    Cancela Moura apelou ao Governo para que pague os 30 milhões euros que deve aos bombeiros.
23-06-2020
Voos da Sevenair: Finanças atrasam pagamentos aos agentes da GNR que prestam serviço nos aeródromos
    Para o PSD, é “inaceitável que estes serviços gratificados em aeródromos estejam com um atraso de 18 meses”.
04-06-2020
Governo voltou a tributar as compensações e subsídios auferidos pelos bombeiros voluntários
    Jorge Paulo Oliveira recorda que a isenção, criada em 2013 pelo PSD, foi retirada em 2017 pelos socialistas.
26-05-2020
Faltam meios aéreos no combate a incêndios pelo quarto ano consecutivo
    O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja.
18-05-2020
Condições das forças de segurança, PSD quer ouvir os responsáveis da PSP e GNR
    O PSD considera que este é o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções.
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas