Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
Rui Cristina desafiou o PS e o governo a dizerem se concordam com o Projeto de Resolução do PSD que defende a atribuição aos profissionais de saúde de um prémio de desempenho único equivalente a 50% da sua remuneração base mensal. O deputado recordou que o governo elogiou o desempenho destes profissionais durante a pandemia, mas adiantou que “de pouco valem esses elogios se não forem acompanhados de um reconhecimento efetivo.”

Rui Cristina alertou ainda para o elevado número de pessoas internadas sem justificação clínica. Considerando “esta uma realidade desumana para as pessoas, que penaliza os serviços hospitalares e que é um desperdício dos recursos públicos”, o social-democrata questionou quais as medias concretas do governo para reduzir estes internamentos sociais nos hospitais do SNS.

Ofélia Ramos colocou em causa a capacidade do Governo em dar resposta a todos os que precisam do apoio do Estado. No entender da deputada, o Estado tem falhado. “Tem falhado nas medidas de apoio às famílias e às empresas, uma vez que são manifestamente insuficientes face às necessidades. Tem falhado no cumprimento dos prazos e dos pagamentos dessas medidas. Tem falhado no processamento e pagamento do lay-off simplificado. Tal como tem vindo a falhar no processamento e pagamento das pensões.”

Considerando injustificável o atraso do governo no pagamento das dívidas ao Setor Social, Ofélia Ramos questionou à Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social se vai ou não ser implementada uma nova fase da Rede de Cantinas Sociais, se vai o Governo proceder à atualização extraordinária da comparticipação financeira da Segurança Social relativa ao funcionamento dos equipamentos sociais e se o governo vai avançar com a elaboração de um Estatuto Fiscal para o Setor Económico Social.

Lina Lopes questionou a Ministra sobre a proposta do PSD para o prolongamento do lay-off simplificado. Segundo a deputada, os serviços da Segurança Social registaram mais de 120 mil pedidos de subsídios de desemprego, em apenas dois meses. “Se o lay-off se mantiver, até ao final do ano como é a proposta do PSD, não considera que deve existir um maior equilíbrio entre os apoios concedidos às empresas e aos trabalhadores, nomeadamente através da redução dos encargos com as contribuições para os trabalhadores?”

Perante este cenário, Lina Lopes afirmou que “é aflitivo ver as famílias a sofrer de uma diminuição tão brutal de rendimentos em consequência desta situação.”

No setor da Educação, Firmino Marques destacou a capacidade de resposta da comunidade educativa às consequências da pandemia. Ao Ministro da Educação, o deputado do PSD pediu respostas sobre o prometido investimento na agenda digital, através de uma requalificação do parque informático das escolas, e quis saber como, quando e qual o investimento destinado pelo executivo para o ensino à distância.
28-05-2020 Partilhar Recomendar
17-09-2020
PSD pretende reverter encerramento do serviço de consulta aberta do Hospital de Cantanhede
   
17-09-2020
PS chumba criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar a situação nos lares. PSD salienta que são necessárias novas soluções
   
10-09-2020
“Está ao nosso alcance manter o país aberto e a economia a funcionar”
   
24-07-2020
Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso/Trofa estão sem diretor executivo e sem presidente do conselho clínico
    Os parlamentares do PSD pretendem saber os motivos desta situação que afeta 115 mil utentes.
23-07-2020
Adão Silva: função do PSD é estar ao “serviço dos portugueses”
    O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD considera que "é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança".
17-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais no Parlamento, PS e PCP recusam
    Na votação, que decorreu esta quarta-feira na Comissão de Saúde, PS e PCP votaram contra a proposta apresentada pelos sociais-democratas.
13-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais e transmitidas pelo Canal Parlamento
    O PSD considera que é necessário “adotar, na nova fase que se avizinha, um novo modelo” que dê privilégio à “função parlamentar na defesa da saúde pública”.
07-07-2020
Requalificação do “Pavilhão 5” do hospital da Guarda “é absolutamente crucial” para instalar o Departamento da Saúde da Criança e da Mulher
    O PSD considera “inaceitável que, quase cinco anos depois de o PS ter assumido responsabilidades governativas”, esta requalificação continue por concretizar.
02-07-2020
Deputados do PSD contestam “degradação do serviço de urgência do Hospital de Braga”
    Os sociais-democratas sublinham que “a ausência do serviço noturno de ultrassonografia é de extrema gravidade e mesmo perigosa.
26-06-2020
O acesso dos portugueses à saúde é uma “Via Sacra”
    António Maló de Abreu recordou que os atrasos no setor já se vinham a agravar antes da pandemia.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas