Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: Luís Leite Ramos pede esclarecimentos à ARS-Norte sobre medidas para lares
Luís Leite Ramos, deputado do PSD eleito pelo círculo de Vila Real, questionou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte sobre “planos e medidas” previstas para os lares, como o de Vila Real, onde estão já contabilizadas dezenas de pessoas com Covid-19. “Tendo em conta que o distrito e todo o interior dispõe de um número considerável de lares residenciais, de que forma estão a ser pensadas as intervenções em casos como o que aconteceu em Vila Real, no Lar da Nossa Senhora das Dores”, perguntou o parlamentar, numa carta enviada ao presidente da ARS-Norte.

Alguns dos idosos já foram transferidos para unidades hospitalares de Vila Real, Porto e Vila Nova de Gaia e os funcionários, que já saíram da instituição particular de solidariedade social, foram cumprir o isolamento determinado pela delegada de saúde.

O vice-Presidente do PSD pede esclarecimentos à ARS-Norte sobre se os restantes “doentes e funcionários infetados serão levados para fora da região ou se estão a ser criadas condições para os alojar localmente”, e quer saber a “quem compete a criação dessas condições de acolhimento e alojamento e qual o papel da ARS-Norte (e do Ministério da Saúde) neste domínio”.

“Numa região com uma população muito envelhecida, despovoada e dispersa e com carências importantes em matéria de saúde, não queremos ficar com a sensação de que ficaremos para o fim em matéria de cuidados e nos apoios que o Estado e o país devem garantir a todos, sem exceção, neste momento crítico”, salientou o parlamentar.

Luís Leite Ramos alerta que lhe têm chegado também alguns relatos por parte de profissionais de saúde e de autarcas que “suscitam fundadas preocupações”.

Em consequência, questionou ainda a ARS sobre “o eventual encerramento das unidades de respiratório a funcionar nos centros de saúde do Peso da Régua e de Alijó por falta de meios, nomeadamente máscaras para os profissionais de saúde”.

O deputado quer saber se a informação se “confirma” e se a ARS-Norte “vai disponibilizar e reforçar os meios necessários para que estas e outras unidades continuem a funcionar em pleno e em segurança”.

Luís Leite Ramos pretende também conhecer quando “entrarão em vigor” os “novos acordos convencionados para a realização de testes, necessários para responder ao aumento substancial de referenciações resultante da entrada em vigor das novas disposições e regras”. “Para a sua realização, será necessária a deslocação dos referenciados à cidade de Vila Real ou os testes poderão ser realizados noutros locais do distrito e em quais? Que tipo de cooperação está a ser pensada e desenvolvida com as unidades de saúde privada e as autarquias instaladas na região neste domínio?”, interrogou.

27-03-2020 Partilhar Recomendar
18-09-2020
Atraso na remodelação do bloco operatório do Hospital de Chaves é “inadmissível”
   
06-06-2020
Nota de pesar pelo falecimento de Luís Pedro Pimentel
   
08-05-2020
Unidade de Hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação
    O PSD pretende explicações da ministra da Saúde sobre a Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que está a necessitar de obras de remodelação e que são tão urgentes no atual contexto de pandemia.
16-04-2020
Pandemia afetará o rendimento dos vitivinicultores da Região Demarcada do Douro
    Os deputados do PSD eleitos por Trás-os-Montes alertam o Governo que os apoios até agora definidos são insuficientes para acomodar os impactos profundos que o sector está a enfrentar.
16-04-2020
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem falta de ventiladores
    Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pedem esclarecimentos ao Governo sobre a distribuição de ventiladores.
05-02-2020
Receitas da venda de barragens devem ficar em Bragança e Vila Real, defende o PSD
    Os sociais-democratas eleitos por Bragança e Vila Real apresentaram uma Projeto de Resolução nesse sentido.
19-12-2019
PSD questiona ministra da Saúde por falta de mamógrafo no Hospital de Chaves
    Os parlamentares consideram que a proximidade e humanização dos serviços encontra-se cada vez mais distante das localidades de baixa densidade territorial.
28-11-2019
PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves
    Os sociais-democratas estão “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
07-12-2018
Manuela Tender acusa o governo de falta de transparência e informação no processo de exploração de lítio no Barroso
    A deputada alerta ainda para o impressionante grau de devastação paisagística e ambiental provocado pelos trabalhos de prospeção em curso.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas