Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Carlos Peixoto: “os portugueses têm de perceber para que é que querem a regionalização”
O Vice-Presidente da bancada social-democrata frisou que "o PSD não concordará com qualquer processo de regionalização que só sirva para aumentar a despesa do Estado”.
Carlos Peixoto, deputado social-democrata, reitera que o PSD está aberto para discutir o tema de regionalização, “sem filtros, sem preconceitos e sem dogmas”.
Numa intervenção esta quarta-feira no Parlamento, o vice-Presidente do grupo parlamentar do PSD entende que o debate em torno do processo da regionalização deve merecer uma “reflexão alargada” à sociedade civil, envolvendo as comunidades intermunicipais, as assembleias metropolitanas e as universidades.
Nesse âmbito, Carlos Peixoto lembra que todos os grupos parlamentares devem analisar o “relatório da comissão técnica independente e perceber que têm lá algumas notas e indicações muito importantes para nos habilitar a todos a legislar sobre aquilo que é básico”.
Criticando a postura dos deputados comunistas e bloquistas, Carlos Peixoto sublinha que é necessário que os portugueses saibam o que está em causa. “Esse é o pecado original dos vossos projetos. Em primeiro lugar, os portugueses têm de perceber para que é que querem a regionalização. Quais são as competências e atribuições dos órgãos regionais, como vão ser eleitos, quais as fontes de financiamento, qual o recorte geográfico destas regiões. (…) Foi exatamente por esse disparate que, em 1998, se chumbou o referendo à regionalização, pois os portugueses foram colocados perante uma pergunta sem saberem nada do que estava para trás”, disse.
Carlos Peixoto salienta que “o PSD não está a manifestar nenhuma posição pró ou contra a regionalização, porque primeiro quer fazer este debate, quer ouvir, quer pensar e só depois quer agir”.
O deputado acentua, por isso, que “o PSD não concordará com qualquer processo de regionalização que só sirva, ou sirva primordialmente, para aumentar a despesa do Estado, para favorecer clientelismos partidários ou para distribuir alguns lugarzinhos”. “Se é para isso, não contem connosco. Contem connosco para pensarmos primeiro e agirmos depois, não queremos construir a casa pelo telhado”, sintetizou.


19-02-2020 Partilhar Recomendar
10-07-2020
PSD pretende dotar o nosso sistema eleitoral de mais transparência
    Os sociais-democratas apresentaram um Projeto de Lei com o intuito de alterar a Lei Orgânica que regula a eleição para os órgãos das autarquias locais.
10-07-2020
“É imperativo dar continuidade à desburocratização, modernização e digitalização da Administração Pública”
    Cancela Moura realça que esta modernização deve permitir dar uma resposta mais célere e eficaz aos cidadãos e às empresas.
09-07-2020
Os autarcas são os maiores aliados do poder central no combate à pandemia
    O PSD enalteceu o papel dos autarcas portugueses no combate à pandemia e na mitigação dos seus impactos sociais e económicos.
08-07-2020
PSD propõe alterações ao Decreto-Lei sobre a orgânica das CCDR para o tornar mais “equilibrado e equitativo”
    Carlos Peixoto anunciou que o PSD pretende incluir propostas de alteração que transformem o Decreto algo mais “equilibrado e equitativo”.
07-07-2020
“No meio de tantas incertezas, de uma coisa podemos estar certos: o Poder Local não falha às populações”
    Isaura Morais deixou um sincero agradecimento, em nome do PSD, a todos os autarcas.
02-06-2020
Covid-19: Medidas “mais alargadas” para apoiar as autarquias
    Os sociais-democratas consideram que a ação dos autarcas tem sido “relevante, imprescindível e inquestionável”.
30-04-2020
Propostas para melhorar a resposta das autarquias no combate à pandemia
    Os deputados do PSD pretendem aperfeiçoar a iniciativa do Governo, ao mesmo tempo procuram acolher as preocupações manifestadas pelas entidades representativas do poder local.
08-04-2020
Cancela Moura: mais apoios para os municípios, “o maior aliado do poder central” no combate à crise
    O deputado considera que “o mínimo que o Governo pode fazer pelos autarcas é retribuir a proximidade e o apoio sanitário, humanitário e financeiro dos mais vulneráveis”.
19-02-2020
Transferência de competências para as autarquias: o governo fez o pleno e falhou em tudo
    Tendo em conta este histórico, José Cancela Moura dúvida que o governo cumpra o acordado em matéria de reforma da organização subnacional do Estado.
19-02-2020
“O PSD espera e deseja que se conclua e aprofunde o processo de descentralização em curso”
    Jorge Mendes reafirmou a posição dos sociais-democratas de que as competências públicas devem ser exercidas pelas entidades melhor colocadas para as concretizar.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas