Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves
Os sociais-democratas estão “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves.
Os deputados do PSD querem saber que medidas está o Governo a implementar para “corrigir a ausência de pediatras" durante a noite na urgência pediátrica do Hospital de Chaves, que funciona com um especialista em regime de prevenção.
Os parlamentares social-democratas apresentaram hoje um conjunto de perguntas ao Ministério da Saúde e mostraram-se “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves, inserido no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).
De acordo com o PSD, aquele serviço é constituído "por sete médicos pediatras dos quais três têm idade superior a 55 anos e um outro irá proximamente realizar os 55 anos”.
Os deputados referiram que o “envelhecimento da equipa médica, conjugado com a falta de recursos humanos e a pouca mobilidade de pediatras entre as unidades do CHTMAD, tem agravado o nível de serviço prestado” e implica “constrangimentos na restante atividade da pediatria (internamento, consultas, urgência interna e urgência).
Atualmente, aquela urgência pediátrica funciona das 08:00 às 20:00 com médico pediatra em presença física e após as 20:00 em regime de prevenção.
A administração do centro hospitalar informou, em outubro, que, “no período entre as 20:00 e as 08:00, as crianças são observadas por médicos do serviço de urgência que, em caso de necessidade, chamam o pediatra que está de prevenção que, de imediato, se desloca ao hospital”.
“Desta forma, está garantido o atendimento a todas as crianças, 24 horas por dia, sete dias por semana”, salientou o CHTMAD.
“Ora, o serviço de urgência da unidade de Chaves, integrado na rede de urgências como médico-cirúrgica, implica um atendimento pediátrico em presença física 24 horas por dia (Despacho nº 10129/2014), pelo que se encontra, assim, em incumprimento legal”, acusaram os parlamentares.
Os deputados querem, por isso, saber se o “Governo tem conhecimento da situação da pediatria da unidade de Chaves e do funcionamento do respetivo serviço de urgência” e que “medidas estão a ser implementadas para corrigir a ausência de pediatras durante o período noturno”.
Questionaram ainda a ministra da Saúde sobre se “pondera encerrar o serviço de urgência de pediatria", se “está prevista a contratação de novos pediatras" para esta unidade e se os especialistas "a contratar serão mais uma vez colocados no serviço de pediatria de Vila Real”.
O social-democratas querem também saber “qual a posição do ministério" sobre a mobilidade de profissionais entre as unidades do mesmo centro hospitalar e “quais as medidas que o Governo está a pensar tomar para fixar os profissionais no Interior”.
Segundo os parlamentares, o serviço de pediatria do hospital de Vila Real, que dista cerca de 70 quilómetros de Chaves, é “constituído por 23 médicos pediatras e 11 internos em formação”.

28-11-2019 Partilhar Recomendar
01-06-2020
Governo deve tomar medidas para que pacientes do Hospital Beatriz Ângelo não tenham de ser transportados para Abrantes
    Os deputados do PSD eleitos por Lisboa consideram que a situação vivida no Hospital Beatriz Ângelo reveste-se de enorme gravidade.
01-06-2020
Centro Hospitalar do Baixo Vouga: médicos sem formação em suporte de vida estão a atender nas urgências
   
28-05-2020
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
    Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
27-05-2020
Falta de investimento levou à deterioração do SNS na região do Algarve
    Rui Cristina reiterou o compromisso do PSD: “queremos no Algarve serviços de saúde que sirvam as pessoas e garantam o seu direito de acesso aos cuidados de saúde.”
27-05-2020
“Governo tem de olhar para as farmácias como um aliado do SNS”
    Álvaro Almeida considera que as farmácias devem ver reforçado o seu papel no acesso dos portugueses à saúde.
21-05-2020
Contratação de intérpretes de Língua Gestual para o SNS prevista desde 2019 continua sem sair do papel
    Cláudia Bento lembra que a contratação desses intérpretes melhorará indiscutivelmente a acessibilidade da Comunidade Surda aos serviços de saúde.
13-05-2020
Estado deve reconhecer os altos e relevantes serviços prestados pelos trabalhadores do sector da saúde
    O PSD apresentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a aprovação de um conjunto de medidas de reconhecimento aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à doença Covid-19.
12-05-2020
PSD defende IVA de 6% nos suplementos vitamínicos
    Os deputados do PSD alegam que estes suplementos assumem “uma importância significativa” para a proteção individual.
08-05-2020
Unidade de Hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação
    O PSD pretende explicações da ministra da Saúde sobre a Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que está a necessitar de obras de remodelação e que são tão urgentes no atual contexto de pandemia.
05-05-2020
Certificação mais transparente de máscaras de uso social
    O PSD solicitou ao governo a divulgação da lista dos laboratórios reconhecidos pelo Estado para este processo tão importante no momento que estamos a viver.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas