Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Margarida Balseiro Lopes: PSD quer o Governo a cumprir os critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria
Projeto de Resolução apresentado pelo PSD.
“Assinalam-se hoje dois anos e um mês que um incêndio como não há memória devastou mais de 9 mil hectares de Mata da região centro e ceifou mais de 7 séculos de história do Pinhal de Leiria, reduzindo-o praticamente a cinzas. A conclusão dos peritos de que será necessário mais do que um século para voltarmos a ter o Pinhal do Rei como existia antes do dia 15 de outubro de 2017 aumentou o sentimento de perda daquela que é a maior mata nacional, uma das mais antigas do mundo”. Foram estas as palavras iniciais de Margarida Balseiro Lopes no debate da Petição que defende a adoção de medidas para defesa do Pinhal do Rei e do Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo o cumprimento de critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria.
De seguida, a social-democrata declarou que “é evidente que ninguém podia ou pode exigir que dois anos depois estivesse tudo resolvido. Mas seja pelas fotografias, seja pelas visitas ao Pinhal de Leiria há uma conclusão que todos podemos subscrever: dois anos depois, o Pinhal está praticamente como o fogo o deixou. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis nas árvores que continuam por cortar. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na propagação de espécies invasoras. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis nas estradas da Mata que continuam conforme foram deixadas pelo fogo, cortadas, e nas casas abandonadas e destruídas dos guardas florestais. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na falta de operacionais e técnicos superiores, como reconheceu o ICNF. Os sinais de abandono do Pinhal de Leiria são visíveis na falta de calendarização concreta nas ações de recuperação da Mata”.
No entender da deputada, apenas «salva a honra do convento» os vários casos de iniciativas de responsabilidade social que foram já contribuindo para a reflorestação. “Iniciativas de grupos mais ou menos organizados de pessoas, de empresas, de Municípios, que se associaram a esta causa. Mas estas ações, infelizmente, são uma gota no oceano, se olharmos para os 11 mil hectares que compõem a nossa Mata”.
A terminar, Margarida Balseiro Lopes frisou que se o Governo tem falhado no seu papel, hoje, com a aprovação das várias iniciativas aqui apresentadas, o Parlamento poderá cumprir o seu. “Um Parlamento que exige que o Plano de Recuperação seja efetivamente cumprido. Um Parlamento que exige o reforço de meios para a recuperação e preservação do Pinhal do Rei. Um Parlamento que exige um plano calendarizado de ações concretas de recuperação florestal na totalidade da Mata Nacional de Leiria”, rematou a deputada.
15-11-2019 Partilhar Recomendar
27-05-2020
Covid-19: Ministério da Agricultura não injetou um único euro de novas verbas no setor
    Um dia após a audição da Ministra no Parlamento, Emília Cerqueira afirmou que o executivo se limitou a apresentar linhas de crédito e adiantamentos da PAC.
13-05-2020
Covid-19: Setor agrícola não está a receber os apoios necessários
    Emília Cerqueira lamenta que o governo não esteja a apoiar devidamente o setor agrícola.
12-05-2020
Governo deve esclarecer se é contra o prolongamento da central nuclear de Almaraz
    Os deputados do PSD questionam o Governo sobre que diligências realizou “com vista ao mais rápido encerramento da Central Nuclear de Almaraz.”
06-05-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos
    Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância.
04-05-2020
É urgente a remoção de plantas invasoras nos afluentes do Tejo – Aravil, Ponsul e Zêzere
    O PSD questionou o Ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as ações que o Governo português pretende desenvolver para remover plantas aquáticas invasoras do rio Tejo e dos seus afluentes.
04-05-2020
Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas é decisiva para impulsionar a “economia verde”
    O PSD reafirma que a economia verde é apontada “como motor da recuperação” na fase posterior à pandemia de covid-19.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
09-04-2020
Covid-19: Apoios ao setor vitivinícola podem não ser suficientes
    Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, os social-democratas consideram que a fileira do vinho deve ter um acompanhamento profundo, ativo e inovador por partes das políticas públicas.
06-04-2020
Covid-19: Bruno Coimbra propõe campanha televisiva para incentivar “boas práticas” na deposição dos resíduos domésticos
    O deputado sugere ao Governo o patrocínio de uma campanha de sensibilização para promover as “boas práticas” que devem ser tidas em conta pela população.
03-04-2020
PSD pede explicações ao Governo sobre setor agroalimentar e dissolução da direção do IFAP
    Os deputados do PSD questionaram a ministra da Agricultura sobre medidas a implementar, de forma rápida e eficaz, para apoiar os agricultores e produtores nacionais.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas