Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Europa: Rubina Berardo apela ao Primeiro-Ministro para colocar o “interesse nacional” à frente das “obsessões partidárias”
A parlamentar entende que as negociações para o futuro da Comissão Europeia não podem ser só mais uma “guerra das cadeiras”.
Rubina Berardo reafirmou que a ideia de que as negociações para o futuro da Comissão Europeia não podem ser só mais uma “guerra das cadeiras”. “É preciso sair das trincheiras, pois está em causa a estabilidade e a visão para o futuro da União e é isso que deveria imperar nas negociações”, afirmou a parlamentar.
No debate preparatório do Conselho Europeu, que contou com a participação do Primeiro-Ministro, a Vice-Presidente da bancada do PSD contestou a afirmação do Ministro dos Negócios Estrangeiros de que o executivo é institucional. “Pergunto onde está o suposto institucionalismo do vosso governo, quando segundos antes o Sr. Ministro dizia que o seu maior desejo era «uma mudança na paisagem político institucional da União», aludido a um suposto monocromatismo do PPE. Aliás, também o Primeiro-Ministro já tinha ensaiado esse grande desejo”.
Dirigindo-se a António Costa, a parlamentar recordou que no anterior exercício de distribuição dos altos cargos, em 2014, não houve nenhum monopólio do PPE. Tendo em conta esse histórico, Rubina Berardo entende que “não é tempo de obsessões partidárias. É tempo de diálogo entre todas as forças políticas europeias. Logo após o tiro de partida destas negociações, a 28 de maio, o PSD teve oportunidade de elencar o «caderno de encargos» para estas nomeações na perspetiva do interesse nacional, relembrando que o chefe de governo português representa precisamente esses interesses, apesar do PS só relevar a sua função como negociador em nome da família socialista. Relembramos que queremos líderes de topo que sejam campeões da política de coesão, que lutem contra as assimetrias regionais na Europa, […] e que saibam defender os interesses dos cidadãos na conclusão do processo do Brexit”.
A este propósito, a Vice da “bancada laranja” lançou o “apelo urgentíssimo a que Portugal contribua proativamente para a resolução positiva e célere das nomeações, pois qualquer impasse negocial para além de julho no campo da União, pode ser extremamente prejudicial para o posicionamento do bloco a 27 no contexto da iminente mudança de Primeiro-Ministro no Reino Unido. Ficar nas trincheiras partidárias em vez de colaborar para uma solução boa e rápida seria desastroso também para os 400,000 portugueses que residem no Reino Unido. Isto sim é ser institucionalista. Esse devia ser o interesse primordial do governo português”.
18-06-2019 Partilhar Recomendar
29-05-2019
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
    Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
13-03-2019
Tratado Orçamental: quando se ignoraram as regras o país ficou à beira da falência
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a importância de termos finanças públicas sustentáveis.
13-03-2019
Eleições Europeias: intervenções do PS têm sido marcadas por contradições e “interpretações criativas”
    Inês Domingos desmontou os “embustes” do PS e do seu cabeça de lista.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas