Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Cativações e cortes no investimento. “Chama a isto boa gestão das contas públicas?”
Fernando Negrão acusou António Costa de fazer um “brilharete nas contas” à custa de corte no investimento.
O líder parlamentar do PSD acusou o governo de fazer “brilharetes nas contas públicas” à custa de cativações e de “um travão” ao investimento nas funções essenciais do Estado, questionando a António Costa se é isto “uma boa gestão”.
“É à custa de cativações e de um travão ao investimento público nas funções essenciais que o seu governo faz brilharetes nas contas públicas”, afirmou Fernando Negrão, no debate quinzenal com o Primeiro-Ministro na Assembleia da República.
Questionando António Costa se “chama a isso boa gestão das contas públicas”, o líder do Grupo Parlamentar do PSD recordou que na semana passada, nas previsões da Primavera da Comissão Europeia, se confirmou que Portugal foi dos países que mais cortou em investimento público, registando “a terceira maior queda”.
Fernando Negrão confrontou depois o Primeiro-Ministro com diversas situações em que o Estado estará em dívida para com fornecedores, nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde, ou com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e os politécnicos, assim como com a falta de investimento da ferrovia. E, no final de cada interpelação, o líder da bancada social-democrata deixou sempre a mesma pergunta: “senhor Primeiro-Ministro, é a isto que chama boa gestão das contas públicas?”.
“Em fevereiro, a Liga dos Bombeiros Portugueses disse que a dívida do Ministério da Saúde aos bombeiros ultrapassa os 35 milhões de euros. A Liga afirmou ainda que as Associações e Corpos de Bombeiros estão à beira da rutura, existindo dívidas que estão há mais de um ano por pagar. Será que já pagou aos bombeiros? E já agora, chama a isto boa gestão das contas públicas? Segundo a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, o governo deve milhões de euros às IPSS. Em causa estão os atrasos no reembolso do IVA, em muitos casos por pagar há mais de um ano. Senhor Primeiro-Ministro, já libertou a verba destinada às IPSS? E já agora, chama a isto boa gestão das contas públicas?”
Depois de se referir às cativações na ADSE, das dívidas ao SIRESP, das dívidas aos fornecedores do SNS e das dívidas aos politécnicos, Fernando Negrão referiu-se ainda ao desinvestimento na CP e aos prejuízos da TAP. “Em janeiro de 2019 dos 20 projetos do plano da Ferrovia 2020, apresentado em 2016 pelo Ministro Pedro Marques, apenas 6 estavam em obra. A promessa de um investimento na rede ferroviária de 2,7 mil milhões de euros não passa disso mesmo. As consequências na CP são gritantes e bem conhecidas: atrasos constantes, mais de 12 mil supressões de comboios, 5 comboios imobilizados por dia, o maior número de reclamações de que há memória. É este o estado da nossa ferrovia. Senhor Primeiro-Ministro, chama a isto boa gestão das contas públicas? A TAP passou de lucros de 100 milhões de euros para prejuízos de 118 milhões em 2018. Fica à vista que foi para assumir esse prejuízo que o governo reverteu o processo de privatização. Agora o país é dono de metade do prejuízo da TAP. Senhor Primeiro-Ministro, chama a isto boa gestão das contas públicas?”

13-05-2019 Partilhar Recomendar
29-11-2019
“As famílias da margem sul ficaram privadas de cuidados pediátricos noturnos por causa deste governo”
    Sandra Pereira considera inaceitável o encerramento da urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta.
29-11-2019
Deputados da Madeira reúnem com delegação regional da ASPP/PSP
    O subsídio de insularidade e a dificuldade destes profissionais em aceder a cuidados de saúde foram os principais temas abordados no encontro.
28-11-2019
“Não é a Ministra da Saúde que gere o SNS, é o Ministro das Finanças”
    Depois de 4 orçamentos do Estado socialistas que degradaram o SNS, Álvaro Almeida desafiou o Governo a apresentar um orçamento que contribua efetivamente para um melhor SNS.
28-11-2019
António Maló de Abreu confrontou a Ministra da Saúde com o estado dos serviços de saúde em Coimbra
    O social-democrata disse à governante que não se pode “ignorar o que se passa em Coimbra”.
28-11-2019
Bruno Coimbra alerta para o estado “absolutamente caótico” do SNS no distrito de Aveiro
    O social-democrata denunciou a falta de pessoal médico, técnico e administrativo em todo o distrito.
28-11-2019
O Ministério da Saúde “está à deriva”
    Alberto Machado afirmou que o Ministério está “sem rei nem roque”.
28-11-2019
Com o “SNS em rutura”, PSD desafia o Governo a “reconhecer o desnorte” e pede reforma “de cima a baixo”
    Ricardo Baptista Leite afirmou que não contam com o PSD para “ir ao supermercado da geringonça” e manter a “loucura” da destruição do SNS.
28-11-2019
PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves
    Os sociais-democratas estão “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves.
22-11-2019
PSD vai reunir com parceiros sociais sobre a temática da integração dos sem-abrigo
    Os sociais-democratas pretendem recolher sugestões e contributos destas entidades para futuras iniciativas do Grupo Parlamentar do PSD.
22-11-2019
“No PSD temos honra e uma sensação positiva sobre o que os portugueses fizeram em relação à sua história”
    Adão Silva sublinhou que “as liberdades não têm uma amarração temporal objetiva” e que todos os dias celebramos a construção da nossa democracia e da nossa liberdade.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas