Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Seca: Cristóvão Crespo contesta “falta de visão a longo prazo dos responsáveis governamentais”
O parlamentar considera que até ao pretenso plano nacional de regadio falta uma perspetiva estratégica e integrada.
Cristóvão Crespo considera que o tema da seca tem uma importância que vai muito além das consequências visíveis para este ano de 2019 e eventualmente para 2020. No seguimento de uma declaração política do PCP sobre esta matéria, o deputado referiu que as consequências são bem mais profundas do que um ano com uma pluviosidade abaixo da média. “A falta de chuva, nos períodos de outono/inverno, é um dos efeitos mais observáveis do processo de alterações climáticas que o país está a viver intensamente. A situação coloca em causa tanto o abastecimento público das populações, como a atividade económica, em especial o setor agrícola”.
Contudo, adianta o deputado, o surpreende é a “falta de visão a longo prazo dos responsáveis governamentais. Exemplo evidente é o pretenso plano nacional de regadio, que mais não é que um conjunto de projetos soltos, sem uma perspetiva estratégica e integrada. É a falta de ousadia na defesa da atividade agrícola como sector produtivo essencial e único no processo de mitigação dos efeitos da desertificação do território. É preocupante o conformismo do governo”.
Considerando que a resposta dada pelo governo, de que tem um grupo a acompanhar a situação e que “espera” que o mês de abril possa acabar com a seca, não tranquiliza, Cristóvão Crespo adiantou que “o que está em risco é demasiado grave. É o nosso país tornar-se, em pouco anos, numa das regiões mais áridas da Europa, cujos sistemas agroflorestais atuais não serão capazes de sobrevir. É a alteração de todo o território como o conhecemos atualmente”.
A terminar, Cristóvão Crespo questionou à bancada socialista se se revê nos planos do governo de monitorização da seca e do plano traçado pelo ministério da agricultura para o sector produtivo, ou se acompanha o PSD que entende que deve ser construído um verdadeiro plano nacional que defina a estratégia de retenção da água.

10-04-2019 Partilhar Recomendar
17-03-2010
PSD denuncia a necessidade de uma nova política para a agricultura
    Deputados alertam Governo para os problemas do sector
16-03-2010
Carla Barros interpela ministro da Agricultura sobre mau tempo na região de Entre-Douro-e-Minho
    Apelo feito na Comissão de Agricultura, Florestas e Pesca surge a sequência da visita da deputada às explorações agrícolas afectadas pela intempérie
16-03-2010
PSD quer recursos efectivos para formação e investigação nas Pescas
    Ulisses Pereira defendeu esta terça-feira a disponibilização de recursos técnicos, materiais e humanos para as áreas da investigação e da formação no sector das pescas
12-03-2010
Matos Rosa interpela Ministro das Finanças sobre possiblidade de encerramento de repartições de finanças
    O deputado Social-Democrata receia que o Orçamento do Estado para 2010 contribua para o encerramento de muitos daqueles "serviços de proximidade"
19-02-2010
Deputados do PSD questionam Ministro da Agricultura
    Foram 10 os deputados do PSD que pediram esclarecimentos ao Ministro durante a discussão do Orçamento para o sector
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas