Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Com este governo tudo piorou nos territórios de baixa densidade”
Num debate sobre Ensino Superior, Álvaro Batista afirmou que o PSD quer promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas.
“Para restituir a dignidade indispensável a todos, é urgente reequilibrar o espaço português, promovendo o desenvolvimento regional como pressuposto e condição que é do próprio desenvolvimento nacional”. Passados 40 anos, Álvaro Batista considera que a afirmação de Francisco Sá Carneiro continua atual.
No debate sobre o Ensino Superior, o social-democrata assinalou as assimetrias regionais, referindo que hoje há menos poder de compra nos territórios de baixa densidade relativamente à média nacional, que estes estão mais despovoados, mais envelhecidos, têm cada vez menos jovens e menos futuro. “Com este governo, tudo piorou nos territórios de baixa densidade, no Alentejo, nas Beiras ou em Trás-os-Montes. Dizem-no as pessoas que lá moram, pois não vêm nada diferente. Dizem-no as estatísticas. Vila Velha de Ródão, um concelho socialista do interior, tem hoje menos de 3.300 habitantes e quase 800 idosos por cada 100 jovens. Penamacor ou Idanha-a-Nova, também eles municípios socialistas, o primeiro tem por cada 100 jovens quase 650 idosos e o segundo perto de 500. Ali e em vastas áreas do país, o rendimento per capita pouco passa de metade da média nacional. Não há lá vitalidade económica e até o futuro parece ter migrado ou ido trabalhar para o estrangeiro, como sucedeu com as pessoas. Não se vê por lá, do governo ou dos partidos que o apoiam, preocupação alguma com aquelas gentes”.
Enfatizando que o PSD não se conforma, como prova as iniciativas apresentadas, Álvaro Batista adiantou que os sociais-democratas têm dado sinais de que “connosco tudo será diferente na promoção de uma coesão territorial efetiva, na convicção de que será Portugal no seu todo a beneficiar com a redução das assimetrias. Um país mais coeso é sempre um país mais forte. Quando promete mais justiça e igualdade aos territórios, o PSD não fala de coisas que ninguém vê. No interior o rei vai nu, mas é porque governam as esquerdas”.
“O PSD quer promover um maior aproveitamento da capacidade instalada do ensino superior no interior, incentivar a partilha de conhecimento entre as regiões, apoiar o desenvolvimento equilibrado de todo o território nacional e temos propostas. O PSD quer promover a igualdade de oportunidades e a formação superior, promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas. Porque é o partido da coesão territorial, o PSD quer reforçá-la com medidas concretas, sendo por isso que apresentámos o Regime de estímulo ao ensino superior em baixa densidade”, enfatizou o parlamentar.

27-03-2019 Partilhar Recomendar
03-07-2019
Duarte Marques: “não tem existido transparência na política da Ciência”
    A crítica do social-democrata foi deixada no debate da iniciativa que visa criar um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre a ciência e tecnologia.
28-06-2019
Ciência e Inovação: “é lamentável ver tanta oportunidade perdida”
    Margarida Mano lembra que até o próprio Ministro assinou um manifesto contra a sua política.
28-06-2019
Foram 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas
    António Costa Silva fala em “incompetência” de um governo que tinha acesso a fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% estes investimentos.
28-06-2019
Álvaro Batista: “o governo falhou no emprego científico”
    No balanço da governação das esquerdas, o social-democrata sublinhou que o dinheiro nunca chegou para as encomendas.
28-06-2019
Liliana Silva reitera apoio do PSD aos laboratórios colaborativos
    A deputada referiu que a criação de redes colaborativas sociais, empresariais e educacionais que aproveitam o nosso capital humano e respetivo conhecimento para o colocar ao serviço da sociedade, é uma matriz que o PSD defende.
28-06-2019
Duarte Marques: investimento em ciência é menor do que o de 2013
    O parlamentar lamenta a “inexistência de uma política de ciência em Portugal”.
28-06-2019
Inovação: Portugal está na “3ª divisão” fruto da “navegação à vista” do governo
    Nilza de Sena contrariou a visão socialista de que estar na “3ª divisão” é um sucesso.
27-03-2019
Universidades e Politécnicos podem ser uma alavanca para aumentar a coesão entre regiões
    Nilza de Sena considera que o executivo “falhou redondamente” na diminuição destas desigualdades.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
27-03-2019
PSD defende clarificação do que são as despesas de frequência do Ensino Superior
    Duarte Marques adiantou que os sociais-democratas defendem que se o estudante já paga uma propina, há um conjunto de exercícios que o Estado não pode cobrar.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas