Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Novo Banco: “queremos conhecer tudo em nome do interesse dos portugueses”
Adão Silva exigiu explicações a António Costa sobre a “trapalhada” que se revelou a solução encontrada para o Novo Banco.
No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Adão Silva exigiu explicações a António Costa sobre a “trapalhada” que se revelou a solução encontrada para o Novo Banco. De acordo com o Vice-Presidente da bancada do PSD, quando o governo vendeu o Novo Banco, em outubro de 2017, vendeu-o com um mecanismo de capital contingente, uma espécie de garantia, de cerca de 3.890 milhões de euros para eventuais perdas do Banco, a serem usadas até 2025. Com o otimismo próprio do Ministro das Finanças, recorda o social-democrata, Mário Centeno diria 8 meses depois da venda que “se o processo de evolução do novo banco continuar a decorrer como até hoje o número de 3.890 milhões não vai ser atingido”.
Contudo, em março de 2019, o Novo Banco voltou a pedir 1.150 milhões de euros e o Ministro das Finanças, que “deixou de respirar otimismo”, ficou surpreendido com a situação e revelou mesmo que «estava à espera de um perfil descendente e saiu um perfil ascendente». Dirigindo-se a António Costa, Adão Silva questionou se também o Primeiro-Ministro estava à espera de mais 800 milhões de euros do aquele que estava previsto.
Sublinhando que “péssima foi a forma como o processo da venda aconteceu, uma verdadeira trabalhada”, o Vice da “bancada laranja” voltou a recordar palavras do Ministro das Finanças: «a solução que encontrámos foi difícil, mas tem uma virtude muito grande: tem limites e previsibilidade muito claros sobre os impactos financeiros». De acordo com o Parlamentar, esta previsibilidade traduz-se no seguinte: “passados menos de 2 anos já foi gasta metade da verba disponível como capital contingente. Isto vai ter um limite? Está com possibilidade de garantir aos portugueses que há mesmo um limite”, questionou a António Costa.
Dirigindo-se ao Primeiro-Ministro, Adão Silva frisou que o Grupo Parlamentar do PSD tem todo o interesse em ter toda a informação, por isso pediu reiteradamente que essa informação fosse enviada, algo que não aconteceu. “Mas nós insistimos e por isso o Ministro das Finanças vai hoje estar na Comissão a explicar esta matéria. Nós queremos conhecer tudo em nome do interesse dos portugueses”.
De seguida, o social-democrata centrou a sua intervenção no Montepio e na idoneidade do Presidente da Associação Mutualista “Parece que estava tudo bem, dizia o Ministro da Segurança Social. Mas o senhor Presidente da República deixou muito claro que é preciso clarificar esta matéria. E é, porque uma associação mutualista que tem 630 mil sócios, que têm ali as suas poupanças, tem de ser obviamente muito escrutinada e quem está à frente desta entidade deve ser altamente escrutinado também, e a idoneidade deve ser muito bem demonstrada”.
Depois de perguntar a António Costa o que o levou a mudar de posição e a pretender clarificar esta questão, Adão Silva concluiu a sua intervenção abordando os problemas com o processamento de pensões no Centro Nacional de Pensões. “Pedimos, em setembro de 2018, para que o Ministro da Segurança Social viesse explicar o que está a acontecer com um Centro Nacional de Pensões que demora cada vez mais tempo a processar as pensões. O Ministro não disse nada. Acha normal este comportamento do Ministro? É que estamos a falar de milhares de pensionistas ou potenciais pensionistas. O Estado não está a fazer nenhum favor, o dinheiro é do pensionista. “Quando é que o governo põe termo a esta delonga inusitada da atribuição das pensões”, questionou o deputado.

07-03-2019 Partilhar Recomendar
12-06-2019
“É caótica e intolerável a excessiva demora deste governo na atribuição das pensões por reforma”
    Leonel Costa alertou para as graves consequências destes atrasos.
12-06-2019
“Em 2017 foi escrita uma das páginas mais negras da história recente de Portugal”
    No debate da Conta Geral do Estado de 2017, Cristóvão Crespo afirmou que “a política de cativações traduziu-se na ausência do Estado”.
07-06-2019
Governo “quer criar um pântano na supervisão”
    Inês Domingos acusou o executivo de “atacar de forma inusitada a independência dos reguladores do setor financeiro”.
07-06-2019
Com Sócrates procuraram controlar “o sistema financeiro”, com Costa querem “o assalto completo às entidades independentes”
    Duarte Pacheco considera que o objetivo da alteração à Lei que regula o sistema de Supervisão Financeira é colocar em causa a independência dos reguladores.
31-05-2019
Joana Barata Lopes: Ministro Vieira da Silva esteve “no pântano de Guterres e na bancarrota de Sócrates”
    A deputada considera que o socialista não se preocupa com o futuro e apenas está interessado em agradar aos eleitores.
31-05-2019
“O diálogo e a negociação são marcos fundamentais na construção das relações laborais”
    Pedro Roque considera que a busca pelo interesse comum está nos antípodas da instrumentalização dos trabalhadores e da sua utilização como peões no combate ideológico.
30-05-2019
GPPSD lança “+CIDADÃO +DEMOCRACIA”
    O líder parlamentar do PSD vai receber cidadãos já a partir de 4 de junho.
29-05-2019
Mercês Borges alerta para a ausência de respostas para o envelhecimento populacional
    A deputada afirmou que é crucial olhar para estas pessoas com enorme respeito e procurar as respostas mais adequadas.
13-05-2019
Cativações e cortes no investimento. “Chama a isto boa gestão das contas públicas?”
    Fernando Negrão acusou António Costa de fazer um “brilharete nas contas” à custa de corte no investimento.
09-05-2019
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
    Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas