Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país”
Margarida Mano considera que as consequências da atual governação estão à vista: professores desmotivados, pais revoltados e assistentes operacionais que escasseiam.
Margarida Mano defende que o Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país. Num debate sobre este tema, agendado pelo PSD, a Vice-Presidente da bancada do PSD enfatizou que “um país sem investimento sério na Educação é um país ao abandono, é um país sem futuro. Ao fim de três anos de expectativas criadas e vergonhosamente defraudadas, as consequências das opções políticas erradas são indisfarçáveis. São sentidas nas Escolas, por todos, são sentidas em casa, pelas famílias. E é precisamente por isso, na defesa das gerações presentes e futuras verdadeiramente afetadas, que requeremos este Debate de Urgência”.
Recorda a deputada que, no passado dia 8 de fevereiro, recebemos a notícia da Comissão Europeia sobre o corte na despesa do Estado em 2019 será feito à custa da Saúde e da Educação. “Uma semana depois, na análise da execução orçamental de 2018, a UTAO conclui que o investimento ficou mais de mil milhões abaixo do previsto, com uma taxa de execução, na Educação de apenas 32,5%. É por isso que o chamamos aqui senhor Ministro. É ou não verdade que a despesa efetiva em Educação face ao PIB desce em 2019 relativamente a 2018, mas também relativamente a 2015? É ou não verdade que o orçamento para investimento diminuiu de 2016 para 2018 (24%), e que o previsto para este ano é inferior ao executado em 2015? Mas pior, é ou não verdade que, desde que esta equipa ministerial entrou em funções, a taxa de execução tem sido sempre inferior a 50%, descendo todos os anos? E que o ano passado, dos 80 milhões de euros previstos, só foram executados 26 milhões de euros? É ou não verdade que a execução em investimento em 2015 foi quase cinco vezes superior à verificada em 2019”, questionou a deputada ao Ministro da Educação.
De seguida, a parlamentar afirmou que este desinvestimento reflete-se na vida das pessoas: nas salas encerradas por risco de saúde pública; na falta de aquecimento; na diminuição das condições de segurança e videovigilância; na degradação e não substituição do parque tecnológico das escolas.
Depois de ridicularizar os números de execução do Programa de Remoção de placas de fibrocimento, que se fixam nos 0,15%, Margarida Mano declarou que outro exemplo do desinvestimento público é o da Parque Escolar. “Entre 2011 e 2015, foram requalificadas pela Parque Escolar mais de 60 escolas secundárias. Nesta legislatura, entre 2016 e 2019, foram concluídas apenas 5. Ou seja, 60 escolas em período de emergência foi considerado pouco, um ataque à escola pública segundo as bancadas que apoiam o atual governo, mas bastaram 5 escolas para garantir o vosso júbilo nesta legislatura.”
A terminar, Margarida Mano enfatizou que este abandono no investimento é material, mas é também moral. “O governo desperdiçou uma oportunidade inigualável em valorizar a Escola e a profissão docente. Oportunidade esta que nos próximos tempos não será repetível e que poderia e deveria ter sido aproveitada para melhorar as condições de todos os que constroem a Escola. Os professores estão desmotivados, os pais revoltados e os assistentes operacionais escasseiam. Na dimensão material, nunca houve tantas escolas fechadas e com problemas. Senhor Ministro: basta! É ou não verdade que o senhor é o responsável direto pelo desinvestimento na Educação?”

22-02-2019 Partilhar Recomendar
16-04-2019
Pedro Alves acusa o governo de querer discriminar os professores
    O deputado lembra que o executivo enganou deliberadamente os professores.
16-04-2019
Professores: PSD defende a contabilização integral do tempo de serviço congelado
    Margarida Mano assume que este é o compromisso de governo que os sociais-democratas estão prontos para assumir a partir de outubro.
22-02-2019
Amadeu Albergaria: “o governo cativou a educação”
    O deputado lembrou que Portugal tem a maior carga fiscal de sempre, mas as escolas estão à míngua.
22-02-2019
Os portugueses sentem na pele os efeitos do grave desinvestimento no Serviço Público de Educação
    Segundo Germana Rocha os portugueses estão cansados de ver a execução substituída pela cativação.
22-02-2019
“Também na educação esta foi uma legislatura perdida”
    Pedro Pimpão defende que os portugueses precisam de respostas concretas e não de escapatórias, promessas e anúncios.
20-02-2019
“Menos 1.500 milhões de euros em investimento público. É isto o fim da austeridade?”
    No debate da Moção de Censura, Emídio Guerreiro frisou que “os problemas do país resolvem-se cumprindo com o que se promete e não com palavras, anúncios e propaganda”.
08-02-2019
Nilza de Sena expressa oposição do PSD a alterações avulsas aos ciclos de estudo
    A deputada considera que o que faz sentido é uma revisão da Lei de Bases da Educação.
31-01-2019
Ana Sofia Bettencourt desafia o governo a dar resposta aos problemas das escolas da região de Lisboa
    No debate de mais uma Petição a solicitar a realização urgente de obras estruturais numa escola, a deputada afirmou que urge encontrar soluções para estes problemas.
31-01-2019
Deputados do PSD denunciam condições de segurança da escola secundária de Ílhavo e exigem requalificação
    Os sociais-democratas eleitos por Aveiro constataram o estado de degradação do edifício.
24-01-2019
Educação Inclusiva: “não basta apregoar inclusão, é preciso praticar a inclusão”
    Margarida Mano adiantou que o governo não acautelou devidamente as condições de operacionalidade do seu diploma.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas