Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Universidades e Politécnicos vivem numa situação de verdadeira asfixia financeira”
Álvaro Batista questionou aos comunistas quando é que o vão assumir as suas responsabilidades pelos falhanços deste governo.
“Há três anos que o PCP, o PS e com o Bloco andam de mãos dadas a vangloriar-se dos sucessos do governo das esquerdas. Mas onde é que estão os sucessos, perguntam as pessoas e perguntamos nós? Onde é que estão os benefícios do governo das esquerdas que não se vêm, nem no Ensino Superior, nem no país. Com o atual governo, que o PCP se vangloria há 3 anos de apoiar, nunca houve tanta falta de financiamento nas universidades, nos politécnicos e na ação social”. Foi com estas palavras que Álvaro Batista iniciou a sua intervenção, esta sexta-feira, num debate sobre o Ensino Superior.
No seguimento de uma declaração dos comunistas, o social-democrata frisou que “com um governo em que só falta pagarmos impostos para respirar, com um governo que não cumpre os contratos que assinou com as universidades e os politécnicos, quando se comprometeu compensá-los pelos aumentos de encargos das suas próprias decisões, como é que o PCP quer fazer o financiamento da eliminação das propinas? Já agora, porque é que o PCP não quis saber da abolição das propinas quando aprovaram o Orçamento do Estado e só agora é que elas passaram a ser importantes?” A resposta, para o deputado, é simples: “porque nas propinas, como em quase tudo na geringonça, ao PCP chega-lhe «fazer de conta», acreditando porventura que uns quantos teatros políticos vão disfarçar a sua culpa pelos erros clamorosos do governo das esquerdas. Se as universidades e politécnicos vivem com o governo das esquerdas numa situação de verdadeira asfixia financeira, quer pelas cativações das finanças, quer pelo incumprimento dos contratos de legislatura, como é que o PCP quer que elas consigam sobreviver sem propinas, sem cobrar taxas ou emolumentos?”
De seguida, Álvaro Batista recordou que foi pela mão do PSD que os apoios sociais foram alargados, foi pela mão do PSD que se impediu nesta legislatura o aumento dos preços das residências e das refeições nas cantinas. Em sentido contrário, “é pela mão da esquerda que crescem os atrasos, que os estudantes têm de esperar pelo 2º semestre para saberem se têm ou não uma bolsa de estudo. O que é que diz o PCP? Não querem saber? Nas bolsas ou no alojamento, esta legislatura representa uma regressão de muitos anos na qualidade da ação social no Ensino Superior. Com este governo, a cobertura nacional do alojamento social para os Estudantes deslocados é de apenas 13%. O PCP sabe, continua a apoiar o governo e para sacudir as suas responsabilidades, faz de conta que não é nada com ele.”
A terminar, Álvaro Batista questionou à bancada comunista “quando é que o PCP vai assumir as suas responsabilidades pelos falhanços deste governo”.

15-02-2019 Partilhar Recomendar
27-03-2019
Universidades e Politécnicos podem ser uma alavanca para aumentar a coesão entre regiões
    Nilza de Sena considera que o executivo “falhou redondamente” na diminuição destas desigualdades.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
27-03-2019
PSD defende clarificação do que são as despesas de frequência do Ensino Superior
    Duarte Marques adiantou que os sociais-democratas defendem que se o estudante já paga uma propina, há um conjunto de exercícios que o Estado não pode cobrar.
27-03-2019
“Com este governo tudo piorou nos territórios de baixa densidade”
    Num debate sobre Ensino Superior, Álvaro Batista afirmou que o PSD quer promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas.
27-03-2019
Germana Rocha: “a estratégia deste Governo é a propaganda”
    A deputada considera que esta é uma “legislatura perdida”.
27-03-2019
Orçamento do Estado continha medidas castradoras da autonomia das instituições de ensino superior
    Liliana Silva colocou em evidência as consequências dessas medidas.
27-03-2019
PCP é cúmplice do subfinanciamento das instituições do Ensino Superior
    Laura Magalhães alertou que em pleno mês de março há 11 mil estudantes que ainda não sabem se terão bolsa de estudo.
27-03-2019
Ensino Superior: atuação do governo “marcada pela falta de ambição, desorientação, incapacidade de concretização e demagogia”
    Margarida Mano afirmou que a intenção do PSD é “levar o Ensino Superior mais longe, com Mérito, Autonomia e Responsabilidade”,
15-02-2019
Propinas: o que esperar de um governo que diz uma coisa num dia e outra no seguinte?
    Para Margarida Mano esta foi uma “legislatura perdida” devido à impossibilidade de conjugar uma “cegueira ideológica” com as políticas necessárias para o país.
15-02-2019
Ensino Superior nunca foi uma prioridade do BE e do PCP nas negociações dos Orçamentos
    Duarte Marques refere que a defesa dos estudantes não é importante para estes partidos e por isso sempre ficou fora dos Orçamentos.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas