Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O PSD está e estará sempre do lado dos produtores agrícolas nacionais”
Nuno Serra manifestou a indisponibilidade dos sociais-democratas para criar mais entraves à produção, ao escoamento e à comercialização dos nossos produtos agrícolas.
No debate de iniciativas do PEV e do PAN sobre as regras de rotulagem para os alimentos geneticamente modificados, Nuno Serra afirmou que a insistência destes partidos com estas iniciativas pode significar que a visão destes partidos do mundo agrícola e do desenvolvimento rural “é de tal limitada que se concentra em três ou quatro iniciativas”, ainda para mais profundamente penalizadoras para os nossos agricultores, para o nosso tecido económico e social e para o nosso país”.
Passado um ano do último debate desta matéria, o parlamentar afirmou que o PSD reforça as ideias que elencadas na altura: “as iniciativas em discussão ignoram a ciência e inclusivamente as normas estatísticas, relativas ao intervalo de confiança e à margem de erro. Mas, infelizmente isso já não nos surpreende. Estes partidos não querem, nem se interessam pela ciência. Pretendem usar rotulagem para os seus propósitos políticos e não para aumentar a transparência ao consumidor ou valorizar a produção nacional.”
De acordo com o parlamentar, estes partidos que querem rotular, relativamente à presença de OGM, são os mesmos que defendem a introdução das bebidas derivadas da SOJA, bebidas estas que vêm de países 3º, com uma enorme pegada de carbono e praticamente todas sujeitas a organismos geneticamente modificados. “São estes partidos que se dizem defensores da pequena agricultura e agricultura familiar. Pois bem, são medidas como estas que acabam com a pequena agricultura e com a agricultura familiar.”
A terminar, Nuno Serra recordou que Portugal já tem regras apertadas no que diz respeito a rotulagem de OGM e um enorme controlo na produção e comercialização dos géneros alimentícios, que garantem à população qualidade e segurança alimentar das produções agrícolas face a outros blocos económicos. “O PSD está e estará sempre do lado dos produtores agrícolas nacionais. Por isso defende um reforço da rotulagem, mas sim para o local de origem em todos os produtos alimentares, de modo a que as escolhas dos consumidores possam ser mais conscientes. Não estamos disponíveis para criar mais entraves à produção, ao escoamento e à comercialização dos nossos produtos agrícolas.”

15-02-2019 Partilhar Recomendar
02-06-2010
Luís Capoulas afirma que o Ministério da Agricultura não é eficaz
    Social-democrata criticou a gestão do actual e anterior ministros da Agricultura
31-05-2010
Deputados solicitam informação detalhada sobre a execução do PRODER, por medida e acção.
    Os Deputados do PSD na Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, recordam que o Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal Continental relativo ao período de programação 2007-2013, aprovado pela Comissão Europeia em 4 de Dezembro (Decisão C(2007) 6159), constitui um apoio estratégico para a agricultura nacional e, em geral, para todo o espaço rural.
25-05-2010
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território questionada no Parlamento
    Deputados do PSD questionaram Ministra do Ambiente em sede de Comissão Parlamentar
20-05-2010
Deputados Paulo Batista Santos e Fernando Marques questionam o Ministro da Agricultura sobre o património devoluto do Instituto da Vinha e do Vinho
    Os parlamentares do PSD eleitos pelo distrito de Leiria e membros da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, manifestam a sua maior preocupação sobre o elevado estado de degradação e abandono de alguns imóveis do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. (IVV, I.P.) que, em alguns Municípios, representam, «nada mais do que uma lamentável imagem de degradação do património público e um entrave à necessária requalificação de espaços públicos».
18-05-2010
Ulisses Pereira questionou Ministro da Agricultura sobre o sector das pescas
    Ministro da Agricultura esteve na Comissão de Agricultura, Florestas e Pescas para responder às questões dos deputados
13-05-2010
Fogos florestais: Paulo Batista Santos questiona o Governo sobre o financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros
    Decorreu no passado dia 8 de Maio, em Leiria, a apresentação nacional da Directiva Operacional Nacional - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).
06-05-2010
PSD quer esclarecimentos sobre a situação dos trabalhadores da Casa do Douro
    Deputados foram confrontados com salários em atraso a cerca de setenta trabalhadores da Casa do Douro
06-05-2010
Parlamento discute a reforma da PAC e as perspectivas financeiras pós 2013, por proposta do grupo parlamentar do PSD
    A Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas aprovou esta semana um requerimento do PSD que preconiza um forte envolvimento da Assembleia da República no processo europeu de revisão da política agrícola comum (PAC), bem como pretende contribuir para a formação de uma posição comum neste processo decisivo para a agricultura nacional.
05-05-2010
PSD apresenta propostas para o sector agrícola
    Pedro Lynce apresentou várias propostas para ajudar o sector a ultrapassar os problemas causados pela governação socialista
05-05-2010
OPINIÃO / A Agricultura com Esperança nos Jovens e na Inovação
    Dissertar sobre o tema da inovação no sector agrícola é introduzir uma temática que se impõe pela sua relevância e pela sua actualidade.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas