Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Carlos Silva alerta para “Brexit ferroviário”
Com Espanha a abandonar bitola ibérica em 2023, o social-democrata afirmou eu Portugal ficará isolado.
O PSD agendou para esta quinta-feira um debate de atualidade sobre a “Bitola Ferroviária”. Na introdução do debate, Carlos Silva começou por referir que em democracia o final de um mandato coincide normalmente com uma fase de inaugurações. “Com este Governo, como não há inaugurações para fazer, a poucos meses de eleições, com o intuito de disfarçar o que não fez e devia ter feito, somos confrontados com uma avalanche de anúncios de obras que não existem, com promessas de milhares de milhões para tudo e um par de botas, sem qualquer financiamento garantido, sem a reflexão necessária numa espécie de «tudo ao molho e fé em Deus»”.
De seguida, o parlamentar frisou que a realidade concreta do dia-a-dia dos portugueses “é muito má” e, ao nível da ferrovia, quando temos comboios que em andamento perdem o motor, “atingimos o impensável”. “Propomos este debate de atualidade porque não vemos, nem ninguém vê espelhado, nesse mesmo plano o desenvolvimento e a modernização da ferrovia, nomeadamente sob a forma da bitola europeia. Em toda a Europa, os corredores ferroviários internacionais, obedecem às mesmas medidas padrão, que proporcionam a mobilidade e a interoperabilidade, tornando os países mais acessíveis. A questão que se coloca é saber se o Governo Português pretende apostar na ferrovia seguindo esse padrão europeu? E a resposta é não. O Governo pretende investir em ferrovia, no percurso internacional, mas em bitola ibérica via única. Bitola esta que deixará de ser ibérica e passará a ser só Portuguesa, porque a Espanha irá, a partir de 2023, abandoná-la e só Portugal de forma isolada ficará com ela, numa espécie de BREXIT ferroviário.”
Depois de denunciar as perdas que esta opção acarreta, nomeadamente ao nível das exportações e produtividade da nossa economia, Carlos Silva afirmou que “Espanha já percebeu a vantagem que tem em manter os Portos Portugueses isolados do resto da Europa, por esse motivo, está a apostar numa transformação significativa nos seus transportes ferroviários em bitola europeia”.
A terminar, Carlos Silva desafiou o Ministro Pedro Marques a “parar para pensar em que interesse público é que está a pretender acautelar”.

15-02-2019 Partilhar Recomendar
19-02-2010
Mota Amaral e Joaquim Ponte interrogam Governo sobre operacionalidade do Aeroporto de Santa Maria
    Perguntas foram dirigidas ao dirigidas ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
19-02-2010
António Leitão Amaro e Nuno Reis pedem esclarecimentos sobre alteração do Regime Jurídico das Urbanizações e Edificações
    Deputados alertam para efeito de “bomba-relógio” da nova legislação
17-02-2010
Matos Rosa questiona Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o desempenho logístico nacional
    Matos Rosa alertou os deputados para a queda do 28.º lugar em 2007 para o 34.º lugar em 2010 do Indice de Desempenho Logístico do Banco Mundial
15-02-2010
Deputados do círculo eleitoral da Guarda contestam suspensão da concessão da rede rodoviária da Serra da Estrela
    Suspensão do Concurso Público põe em causa o desenvolvimento do Interior
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas