Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Deputados do PSD exigem intervenção imediata na Escola Secundária de Ílhavo
Os sociais-democratas consideram que as “condições inaceitáveis” do edifício põem em causa a qualidade do ensino.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução exigindo do governo a concretização da reabilitação da Escola Secundária Dr. Celestino Gomes, de Ílhavo. Para os  sociais-democratas, as “condições manifestamente inaceitáveis” do edifício põem em causa a qualidade do ensino, para além de colocarem questões de segurança muito pertinentes.
Além do projeto de resolução, os deputados do PSD dirigiram uma pergunta ao Ministério da Educação, questionando se a tutela tem conhecimento do estado de degradação do edifício e das consequências que daí possam advir em termos de segurança e se está em condições de garantir a concretização da obra de beneficiação. As iniciativas parlamentares surgem como resultado de uma visita à escola, há duas semanas, na qual foi possível constatar as deficientes condições proporcionadas à comunidade educativa.
“É indubitável que a qualidade das instalações é importante na qualidade do ensino, porquanto garante o conforto e ajuda na motivação indispensáveis ao bom rendimento dos alunos. Um projeto educativo bem delineado deve ser acompanhado por boas condições físicas disponibilizadas às comunidades educativas” – pode ler-se nos textos que suportam a pergunta e o projeto de resolução.
Os deputados aveirenses do PSD citam um relatório de vistoria de segurança da Câmara Municipal, do qual podem extrair-se três situações “mais preocupantes”: “cedência das lajes em consola e lanços de escada (zonas de circulação) no piso 1 e 2 do bloco b; na reparação/substituição das estruturas de suporte de telheiros nos percursos exteriores cobertos”; reparação da cobertura do bloco B face às infiltrações detetadas”.
O edifício da “secundária” da sede do concelho de Ílhavo foi construído na década 60 e reformulado nos anos 80, “de acordo com parâmetros de construção que hoje se encontram obsoletos, como é o caso da cobertura em fibrocimento, caixilharia em alumínio com vidro simples, mau isolamento térmico, ausência de sistemas de aquecimento, iluminação pouco eficiente, deficiências graves nos sistemas elétricos, rede de águas e sistemas de esgotos, telhado permeável à chuva, entre outras e que entretanto não sofreu obras de beneficiação”.
“O estado de degradação do edifício tem, indubitavelmente, claras repercussões no rendimento e frequência escolar dos alunos, fenómeno traduzido na deslocalização significativa de estudantes para Aveiro, com toda as consequências que daí advêm” – vincam os deputados do PSD, enfatizando que em abril de 2017 o ministro da Educação foi alertado para a situação, e em junho desse ano a secretária de Estado prometeu uma intervenção para 2018, prevendo, ainda, para 2017, a mudança das caixilharias (janelas) e da cobertura de fibrocimento.
No projeto de resolução agora entregue, os deputados do PSD propõem a concretização da reabilitação da escola, cumprindo projeto aprovado em 2017, atendendo ao estado avançado de degradação, que põe em causa a segurança da comunidade educativa, e que o governo “proceda, de imediato, a uma intervenção que ponha cobro aos problemas de segurança mais prementes”.

12-02-2019 Partilhar Recomendar
10-05-2018
Amadeu Albergaria quer garantido o “comboio turístico” entre Aveiro e Macinhata do Vouga
    O deputado questionou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas a propósito das notícias que anunciam o fim deste “comboio turístico”.
27-04-2018
Helga Correia aposta na aproximação entre autarcas e poder central
    Com o intuito de desenvolver um trabalho de proximidade, a deputada recebeu do Parlamento autarcas de Oliveira de Azeméis.
12-04-2018
Helga Correia defende o desassoreamento urgente da ria de Aveiro
    A deputada criticou os atrasos do governo e sublinhou a importância das dragagens nas barras e portos de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
15-03-2018
Deputados do PSD eleitos por Aveiro querem saber que planos há para a Linha do Vouga
    Os sociais-democratas recordam que “os partidos políticos foram unânimes na importância da melhoria das condições”daquela ferrovia.
15-03-2018
Luís Montenegro e Amadeu Albergaria reclamam intervenção urgente na Linha do Norte em Ovar e Espinho
    Os sociais-democratas acusam o governo de discriminar estes dois concelhos.
08-03-2018
Amadeu Albergaria junta autarcas de Rio Meão e S. João de Ver na Infraestruturas de Portugal
    Em cima da mesa, a requalificação de acessibilidades em espaços que pertencem à REFER na envolvente das estações.
22-02-2018
Amadeu Albergaria elogia comunidade educativa de Santa Maria da Feira e reclama mais atenção do governo
    O social-democrata acompanhou o Secretário de Estado da Educação numa visita ao Jardim de Infância Santo António.
11-01-2018
Regina Bastos e Susana Lamas exigem reversão da redução do horário de atendimento do Centro de Saúde de Sever do Vouga
    As deputada questionaram o Ministro da Saúde sobre esta decisão.
24-10-2017
Aveiro: governo tentou nomear para segundo comandante operacional distrital um boy socialista
    Amadeu Albergaria afirmou ainda que “o governo socialista, comunista e bloquista abandonou as populações e os meios de socorro à sua sorte”.
24-10-2017
Deputados do PSD visitam regiões do distrito de Aveiro mais afetadas pelos incêndios
    Os sociais-democratas estiveram nos concelhos de Castelo de Paiva, Arouca e Vagos.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas