Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo levou o investimento público aos mais baixos níveis das últimas décadas
Para Emídio Guerreiro esta foi uma opção política do executivo.
“Um Plano Nacional de Investimento é um instrumento relevante, importante, que modela as opções políticas para muito tempo. Merece um amplo debate. Deve fomentar a participação de todos na sua definição e obriga a consensos. Implica muito rigor nas suas opções, a todos os níveis, de forma a que possa ser realmente concretizado. Para isto o PSD está disponível. Como sempre. Aliás, foi isto que fizemos na aprovação do Plano que vigora até 2020 e que mereceu, na altura, um amplo consenso parlamentar.” Estas foram as palavras iniciais de Emídio Guerreiro, no debate do Programa Nacional de Investimentos 2030.
De seguida, o Vice-Presidente da bancada do PSD referiu que ao partirmos para a definição de um novo plano, é importante percebermos o que falhou. “Sim, muita coisa falhou para que a um ano do prazo do final do plano em vigor apenas 20 % esteja executado. Na Ferrovia 2020, reprogramada por este governo, em 2016 apenas 9% está em execução. Por mais que a atual maioria não goste, a verdade é que o abandono a que este governo votou o investimento público nesta legislatura é o principal responsável por esta execução diminuta. Foi uma opção política a de levar o investimento público aos mais baixos níveis das últimas décadas em 2016 e 2017.”
Tendo em conta este histórico, o social-democrata enfatizou que o PNI 2030 não pode ser um documento para esconder esta incapacidade de realizar. “É necessário que as opções sejam bem fundamentadas tecnicamente e que possuam rostos que sejam responsabilizados tecnicamente e financeiramente pelos projetos. E é ainda necessário saber e perceber o porquê da exclusão dos projetos que foram propostos e que estão ausentes deste plano. É fundamental um cronograma da execução física e financeira, ano a ano, que está ausente deste documento e que como tal mais não é que um ponto de partida para um processo que, na nossa opinião, está longe de concluído.”
A terminar, Emídio Guerreiro recordou que o PS quis precipitar e forçar este debate. “É a ele que cabe decidir se pretende prosseguir nesta pressa desenfreada ou ter a capacidade de fazer o que o governo não quis nem soube fazer: envolver o país numa decisão que condiciona as opções de investimento até 2030. Sem propaganda e sem propósitos eleitoralistas, mas apenas e só em nome do futuro de Portugal.”

31-01-2019 Partilhar Recomendar
10-07-2019
Governo de António Costa é “inimigo do investimento público”
    Emídio Guerreiro disse ao Primeiro-Ministro que “o governo ficará para a história como o que menos investiu”.
05-07-2019
PSD defende a suspensão imediata da linha circular do metro de Lisboa
    De acordo com Carlos Silva, os sociais-democratas querem também que se proceda à realização de estudos técnicos e de viabilidade económica para a futura expansão da rede.
21-06-2019
Carlos Silva traça cenário caótico nos transportes públicos
    O social-democrata recorda que “nunca os utentes tiveram tantos horários suprimidos”.
06-06-2019
Fernando Negrão confronta António Costa com a situação de rutura nos transportes
    O líder parlamentar do PSD referiu-se ainda à distribuição de bónus pela TAP, ao mesmo tempo em que a empresa regista 100 milhões de euros de prejuízos.
05-06-2019
Passes sociais: uma boa medida, com um mau modelo
    António Costa Silva enfatizou que não é por se repetir muitas vezes a mentira de que o PSD é contra os passes sociais que essa mentira se torna verdade.
05-06-2019
Jorge Paulo Oliveira: dependência energética aumentou com este governo
    O deputado afirmou que a realidade não coincide com o discurso do governo de combate às alterações climáticas.
05-06-2019
Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes tem registado problemas crescentes
    Considerando que esta até era uma boa ideia, Paulo Rios de Oliveira afirmou que este Programa é todos os dias notícia pelos maus motivos.
05-06-2019
Transportes: reclamações apresentadas pelos utentes no Porto aumentaram 93%
    Germana Rocha considera que estes números demonstram uma notória falta de soluções e resultam do mais baixo investimento público de que há memória.
05-06-2019
Retirada de bancos dos transportes públicos não preocupa o Secretário de Estado “que continuará a andar no seu carrinho”
    Bruno Vitorino criticou a postura do executivo e traçou um cenário negro dos transportes na região de Setúbal.
05-06-2019
PSD vai apresentar ao país um plano de emergência para o setor dos transportes
    Carlos Silva sublinhou que os sociais-democratas pretendem dar resposta à degradação do serviço público de transporte de passageiros.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas