Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“As migrações são um dos fenómenos mais relevantes para as sociedades contemporâneas inclusivas e plurais”
Feliciano Barreiras Duarte sublinhou que “Portugal tem conseguido criar e solidificar uma verdadeira política pública de imigração”.
No debate da iniciativa que visa a Regularização de Cidadãos Estrangeiros Indocumentados, Feliciano Barreiras Duarte enfatizou que o tema da imigração é sempre encarado pelo PSD com muita responsabilidade, mas também com coerência na defesa dos superiores interesses do país e dos portugueses e em nome de princípios e de valores humanistas.
Refere o deputado que “a imigração, ou melhor qualificando as migrações, são um dos fenómenos mais relevantes para as sociedades contemporâneas inclusivas e plurais. A dupla moeda do fenómeno migratório – a emigração e a imigração - enfrentam hoje vários desafios de carácter político, jurídico, económico, social e religioso, que só verdadeiras políticas de imigração, baseadas na responsabilidade nas entradas e na responsabilidade na integração, conseguem estar à altura de um dos principais desafios que o mundo, a Europa e países como Portugal, enfrentam nestas matérias de tão grande impacto não só político, mas também económico e social”.
De seguida, Feliciano Barreiras Duarte frisou que “num mundo e numa Europa, em que as matérias associadas à imigração têm criado tantas e inoportunas clivagens, é de interesse nacional que não se seja politicamente correto, indo ao encontro de abordagens generalistas e securitárias, explorando as ignorâncias, que na maioria dos casos mais não são do que as mães de muitos muros que nos separam, de muitos ódios que nos cegam, de muitos medos que nos penalizam e de muitos populismos que mais não são do que os filhos e as filhas do racismo, da xenofobia e da demagogia, que vão contra a história da Europa e dos europeus, sobretudo de matriz cristã. Portugal é um exemplo de um país que tem conseguido, desde o inicio deste século, criar e solidificar uma verdadeira política pública de imigração, com responsabilidade e com resultados. Sem entrar, quer nas vagas de demagogia e populismo dos que lá fora sobretudo professam o efeito papão da imigração, quer dos que defendem o efeito chamada”.
Neste contexto, adianta o social-democrata, este debate é mais uma oportunidade para reafirmar os nossos princípios e para reafirmarmos o comprometimento com a defesa e a concretização de uma política pública de imigração com base no humanismo e na responsabilidade.

10-01-2019 Partilhar Recomendar
01-10-2010
O PSD olha sempre para a questão dos imigrantes lembrando os cerca de 5 milhões de portugueses espalhados pelo mundo
    Luís Campos Ferreira salientou que “a imigração é um tema de interesse relevantíssimo para a nossa vida colectiva e que sempre mereceu especial atenção por parte do PSD”.
24-02-2010
Orçamento da Justiça suscita conjunto de questões pela parte do PSD
    Sociais-democratas questionaram o Ministro sobre o Orçamento e outras questões relativas à Justiça
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas