Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ana Sofia Bettencourt acusa o governo de delapidar a imagem pública dos professores
A deputada enfatizou que urge criar medidas de valorização da profissão.
“É incontornável que a sociedade precisa de bons professores. É incontornável que, por inação do Estado, se assiste a uma degradação da condição de docente, pelo que urge criar medidas de valorização da profissão de educando e professor. Infelizmente, pensar o futuro é algo que este governo não faz”. Foi com estas palavras que Ana Sofia Bettencourt iniciou a sua intervenção, esta quarta-feira, no Plenário.
No debate de uma Petição da autoria da FERNPROF que solicita a celebração de um Contrato Coletivo de Trabalho para o Ensino Particular e Cooperativo, a social-democrata acusou o governo e incumprir com a palavra dada, de manipular a opinião pública, de instrumentalizar os professores e de delapidar a imagem pública dos professores.
No entender da parlamentar, esta realidade agrava ainda mais as dificuldades dos professores do Ensino Particular e Cooperativo. “O facto de as escolas Particulares e Cooperativas estarem a ser alvo de um ataque político sem precedentes, levou ao encerramento de bons projetos educativos e de estabelecimentos de ensino, empurrou para o desemprego muitos professores e funcionários e sobrecarregou, em muitas escolas públicas, os seus professores a quem tudo se exige”, alertou a deputada.
A terminar, Ana Sofia Bettencourt sublinhou que a matéria suscitada por esta Petição é uma matéria de concertação social e é nesta sede que o sindicato deverá encetar todos os seus esforços.

09-01-2019 Partilhar Recomendar
16-06-2010
Deputados do PSD questionam Ministra da Educação
    Sociais-democratas colocaram questões sobre o encerramento das escolas com menos de 21 alunos e sobre a transição de alunos do 8º para o 10º ano.
15-06-2010
Deputados do PSD alertam para penalização da carreira dos docentes em licença parental
    Os sociais-democratas na Comissão de Educação e Ciência questionam a Ministra da Educação procurando saber se pretende repor o direito à progressão na carreira para os docentes que se encontram a usufruir de uma licença parental.
14-06-2010
PSD questiona Governo sobre modelo de financiamento da empresa Parque Escolar EPE e requer cópia dos contratos de financiamento com entidades bancárias
    Parque Escolar EPE contraiu empréstimos de montante global superior a mil milhões de milhões de euros em poucos meses, num momento em que surgem alertas de o actual modelo não suportar os custos com a “manutenção a longo prazo” das escolas intervencionadas.
11-06-2010
OPINIÃO / A Educação, o desafio de Portugal
    Em tempos de crise como o que vivemos, é habitual assistirmos à apresentação de muitas “soluções” , não só para “combater” a crise mas, também, para evitar a mesma no futuro.
09-06-2010
Emídio Guerreiro participou na audição parlamentar sobre as alterações ao Estatuto do Aluno
    O deputado coordenador do PSD na Comissão de Educação e Ciência interveio no período dedicado às posições dos grupos parlamentares.
08-06-2010
Paulo Baptista Santos preocupado com encerramento de escolas no concelho da Batalha
    O social-democrata considera um erro o encerramento generalizado de escolas de uma forma «cega», sem a necessária articulação com as autarquias locais e sem envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação e demais membros da Comunidade Educativa.
07-06-2010
João Prata representou o PSD na conferência parlamentar “Que currículo para o século XXI?”
    O social-democrata participou no encerramento da conferência promovida pela Comissão de Educação e Ciência,conjuntamente com o Conselho Nacional de Educação e inseriu-se na actividade do Grupo de Trabalho dedicado aos “Currículos dos Ensinos Básico e Secundário
03-06-2010
OPINIÃO / Hoje vou à escola
    Dou por mim sentada num pequeno anfiteatro onde eles formam uma mancha multicolor, cor das roupas, cor da pele, uma mancha tranquila de onde se escapam, de quando em vez, os murmúrios dos segredos, um ou outro riso solto, o ruído dos corpos a ajeitarem-se nos assentos, de um saco ou livro que resvala e cai.
02-06-2010
PSD critica centralismo do Ministério da Educação a propósito do encerramento de escolas
    Pedro Duarte acusa Governo de ignorar as cartas escolares, os conselhos municipais de educação, as autarquias, pais e professores e de impor, centralmente, o encerramento de escolas.
31-05-2010
PSD quer saber motivos que levam o Ministério a querer a extinção da Escola Secundária Afonso Domingues
    Sociais-democratas entregaram um requerimento a pedir o estudo que sustenta esta decisão
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas