Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
O governo está a “destruir” o Serviço Nacional de Saúde
Fernando Negrão considerou que as políticas adotadas na área da saúde são “as mais preocupantes” desta legislatura.
Fernando Negrão acusou o governo de António Costa de estar a destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS). No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, o último de 2018, o líder parlamentar do PSD centrou a sua intervenção na área da saúde, considerada a “área mais preocupante” para os sociais-democratas.
O parlamentar começou por se referir os números dos dias de espera para uma consulta de cirurgia no Hospital Sousa Martins, na Guarda, onde o “tempo de espera médio” era em junho de 476 dias, “ou seja, um ano e meio”. “Isto está profundamente errado, mas passados cinco meses, a mesma consulta” já tinha um tempo de espera de 1237 dias, assinalou o líder da bancada social-democrata. “Não acha que é da maior urgência resolver estas situações ou o PS descobriu que não traz vantagens resolver estes problemas”, interrogou o deputado.
De seguida, Fernando Negrão questionou o Primeiro-Ministro sobre o impacto da greve dos enfermeiros no número de cirurgias adiadas nos hospitais públicos. “Será que não há números oficiais porque o Governo não quer que se conheça a verdadeira dimensão? Quantos anos levará o SNS a reprogramar, a concretizar os milhares de cirurgias canceladas?”
Dirigindo-se a António Costa, o líder da “bancada laranja” frisou que “negociar não é capitular, é ficar sempre a meio da ponte, e o governo tem sido incompetente nas negociações com sindicatos”, acrescentando Negrão que o Primeiro-Ministro “não tem respeito nenhum pelos sindicatos e pelas Ordens que representam os profissionais e é por não ter respeito que não sabe e não consegue negociar. É porque não lhes tem respeito e como não lhes tem respeito eles também não têm por si”.
Tendo em conta esta realidade, Fernando Negrão responsabilizou diretamente António Costa pelo estado da saúde: “o senhor está a destruir o SNS, os portugueses sentem isso todos os dias na pele quando se dirigem aos hospitais e centros de saúde”.
A terminar, Fernando Negrão deixou um apelo a António Costa para que “diga à Ministra da Saúde que há problemas por resolver. Este exemplo que eu lhe trouxe da Guarda é exemplificativo, mas há milhares de casos destes por todo o país. Senhor Primeiro-Ministro, resolva os problemas do SNS”.
11-12-2018 Partilhar Recomendar
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas