Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Jorge Paulo Oliveira considera que a situação do Interior é uma questão de Regime
O social-democrata sublinha que “o governo tinha obrigação de contribuir para mais Portugal no interior e menos interior no Portugal”.
Jorge Paulo Oliveira considera que a situação do Interior é uma questão de Regime
O social-democrata sublinha que “o governo tinha obrigação de contribuir para mais Portugal no interior e menos interior no Portugal”.
“Temos um Portugal profundamente fraturado. Um Portugal do Litoral e um Portugal do Interior. Um Portugal com esperança e um Portugal em declínio. Um Portugal promissor e um Portugal redutor. Um Portugal congestionado e um Portugal abandonado. Dois terços do território nacional estão ameaçados de despovoamento, arrastando consigo o abandono das terras, das atividades produtivas e a perda da massa critica, necessária para viabilizar projetos e investimentos”. Foi com esta análise que Jorge Paulo Oliveira iniciou, esta quinta-feira, a sua intervenção no debate sobre a criação do Estatuto Fiscal do Interior.
Refere o social-democrata que hoje a valorização do interior é um problema nacional e todos os portugueses. “Os desequilíbrios regionais geram injustiça social. A desertificação põe em causa a preservação do património cultural. A excessiva concentração urbana no litoral acabará por redundar no agravamento das condições da qualidade de vida dessas mesmas aglomerações. Estamos, por isso, perante uma questão de Regime”.
De seguida, Jorge Paulo Oliveira reconheceu que, como seria de esperar, há quem goste de falar do passado. Contudo, adianta, o presente é mais importante para quem vive no interior. “E pelo presente responde o governo e respondem os partidos políticos que o apoiam. Olhando para o presente, é para nós evidente que, com aquilo que o Governo tem vindo a fazer, simplesmente não vamos lá. Um somatório de medidas avulsas, mesmo que bem-intencionadas, nunca produziu resultados dignos desse nome. Dizem-nos as estatísticas, dizem-nos as pessoas que vivem no interior”.
Contrariamente à propaganda do executivo, o social-democrata relata que “não há mais população no interior, não há mais emprego no interior, não há mais empresas no interior, não há mais hospitais e centros e saúde no interior, não há mais médicos e enfermeiros no interior, não há mais investimento público no interior. O que a realidade, nos mostra é o abandono e a perda de competitividade da nossa floresta, é o ataque aos agricultores, com o adicional ao imposto sobre o gasóleo agrícola, a que se somam novos impostos sobre aquele combustível, é o agravamento do imposto sobre os combustíveis que penaliza sobretudo o interior onde a alternativa transporte publico é praticamente inexistente. O que a realidade, nos mostra é a supressão de horários e substituição de comboios intercidade por comboios regionais. O que a realidade, nos mostra é o registo de maiores perdas de alunos do ensino superior nas instituições do interior. O que a realidade nos mostra, são sucessivos pedidos de demissão de médicos diretores de hospitais, como os de Tondela e Viseu, por manifesta falta de condições humanas e materiais. O que a realidade, nos mostra é o encerramento de camas em hospitais do interior do país, de que é exemplo o Hospital de Lamego. O que a realidade nos mostra, é o encerramento de serviços públicos, a maioria deles situados no interior.”
A terminar, Jorge Paulo Oliveira enfatizou que em tempo de vacas gordas, “o governo tinha a obrigação de contribuir decisivamente para mais Portugal no interior e menos interior no Portugal. O interior merecia-o. O interior merece-o.”


25-10-2018 Partilhar Recomendar
12-04-2019
PSD quer redução para metade do valor das portagens e do preço dos comboios no interior
    Os sociais-democratas consideram que “é hora de o governo compensar quem tem sido mal tratado”.
13-12-2018
PSD propõe a criação de um regime jurídico de arrendamento a estudantes
    António Lima Costa adiantou ainda que os sociais-democratas querem apoiar os estudantes que frequentam as Instituições de Ensino Superior localizadas no interior.
29-11-2018
Cristóvão Crespo desafia esquerda a aprovar a proposta do PSD para um Regime Contratual de Investimento
    A iniciativa visa fazer com que os investimentos sejam preferencialmente canalizados para o Interior do país.
27-11-2018
Manuel Frexes apresenta proposta do PSD para defender e valorizar o Interior
    O deputado considerou de crucial importância a criação de um estatuto para os territórios de baixa densidade.
25-10-2018
“Interior deve ser um desígnio nacional e uma causa que a todos deve unir”
    Para Manuel Frexes é necessário um plano de ação com medidas profundas e arrojadas.
25-10-2018
“O interior não precisa de demagogia barata do PS”
    Margarida Balseiro Lopes frisou que o interior precisa sim de “propostas, medias e ação”.
25-10-2018
Nuno Serra: governo “cativou” o interior durante 3 anos
    O deputado afirmou que o “governo que tem tido uma prestação miserável” no que respeita ao investimento público.
25-10-2018
Luís Leite Ramos defende o reforço dos benefícios fiscais para o interior
    O social-democrata desafiou os socialistas a apoiarem esta pretensão.
25-10-2018
“Esta é uma legislatura perdida para os territórios do interior”
    Cristóvão Crespo refere que com este governo as regiões do interior não receberam novos investimentos.
19-10-2018
Pedro Alves recorda parte da herança das governações socialistas
    Encerramento de maternidades e de serviços de atendimento permanente foram apenas alguns dos exemplos escolhidos pelo parlamentar.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas