Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Iniciativas do PAN levam à erosão do conceito jurídico de animal de companhia
Foi desta forma que Rubina Berardo reagiu à tentativa encapotada do PAN de atribuir aos cavalos o estatuto de animal de companhia.
No debate de uma Petição que solicita o melhoramento das leis para proteção de equídeos, Rubina Berardo começou por saudar a iniciativa dos Peticionários e por recordar que, a propósito do bem-estar animal, Portugal tem conhecido um conjunto de transformações entre os quais as alterações no código civil e código penal que colocam hoje o país com uma legislação muito mais avançada nestes domínios.
Em nome do PSD, a Vice-Presidente da “bancada laranja” recordou de seguida a centralidade dos cavalos e burros na vida humana, recordando que a sua relação, quer seja na lavoura, no transporte, na caça ou no desporto, tem sido uma constante no desenvolvimento humano.
De seguida, a social-democrata centrou a sua intervenção na proposta do PAN que visa introduzir no livro azul ou verde dos equídeos a “aptidão funcional do equídeo” alterando-a sempre que haja mudança de “aptidão”. “O projeto do PAN assenta num equívoco ainda maior que este puro desconhecimento da vida rural. Embora não o confesse, o PAN no fundo, reclama que aos equídeos seja outorgado o estatuto de animal de companhia. O animal de companhia é um animal detido ou destinado a ser detido pelo ser humano, designadamente no seu lar, para o seu entretenimento e companhia. Somente o PAN para imaginar um cavalo ou um burro deitado ao pé do seu dono na sala de estar ao calor da lareira, como um cão ou um gato”.
Dirigindo-se ao deputado do PAN, Rubina Berardo lançou o desafio: “se os senhores querem fazer alterações jurídicas a esse conceito podem propo-las. Mas de forma clara e no enquadramento correto e não como hoje, de forma encapotada, pois leva à erosão do conceito jurídico de animal de companhia. É claro que é legítimo o PAN ter a sua agenda política. Agora, não é legítimo o PAN vir aqui embrulhar as suas causas em propostas aparentemente menores”.

04-10-2018 Partilhar Recomendar
10-12-2019
“O Planeta dispensa socialismo mascarado de Zorro Verde ou de Super-Homem Ecológico”
    Isabel Meirelles confrontou o Primeiro-ministro com “a contradição clamorosa” entre a propaganda socialista e a pior posição de sempre do nosso país no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas.
29-11-2019
Emília Cerqueira: “mundo rural não pode ser visto como um inimigo”
    A deputada defendeu uma visão una do país e contestou a perspetiva que coloca rurais contra urbanos.
15-11-2019
Margarida Balseiro Lopes: PSD quer o Governo a cumprir os critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria
    Projeto de Resolução apresentado pelo PSD.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
19-07-2019
“Foi num governo liderado pelo PSD que foram promovidos avanços significativos na melhoria do quadro jurídico dos direitos e proteção dos animais”
    A recordação foi deixada por Joel Sá no debate sobre a utilização de animais no circo.
03-07-2019
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural “não quer saber da agricultura”
    A acusação partiu de Emília Cerqueira, que considera que o governante “esqueceu-se completamente da atividade agrícola”.
03-07-2019
PS, BE e PCP querem atirar areia aos olhos dos viticultores durienses a três meses das eleições
    António Lima Costa acusou ainda estes partidos de estarem a “afrontar” o Presidente da República.
02-07-2019
PAN e BE querem impor o seu caminho, apesar do desconhecimento do mundo real
    Nuno Serra lembrou a estes deputados que há mais mundo além do que se “avista do vosso apartamento”.
28-06-2019
PSD disponível para resolver insuficiências da Lei dos maus-tratos a animais
    Carlos Abreu Amorim manifestou a disponibilidade dos sociais-democratas para resolver estes problemas “de forma séria e responsável”.
28-06-2019
PSD saúda recuo do governo sobre o Sistema de Informação Cadastral
    António Costa Silva vincou que o PSD evitou a ideia do governo que dava ao Estado a possibilidade de colocar uma tabuleta num terreno de um privado e dizer “este terreno é do Estado”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas