Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O combate às assimetrias é hoje um desafio estruturante e decisivo para o futuro do nosso país”
Pedro Alves lançou críticas ao governo e referiu-se à requalificação do IP3 como sendo “o maior embuste do governo”.
No debate sobre Desigualdades Territoriais e Descentralização, Pedro Alves referiu que embora a descentralização esteja hoje no centro do nosso debate político sobre o interior, não podemos considerá-la como o alfa e o ómega das assimetrias regionais. No entender do social-democrata, “não podemos ficar apenas por aqui, caso contrário ficaremos muito aquém das necessidades do interior. A recente tragédia dos incêndios tornou claro que a coesão territorial é simplesmente uma questão de regime e que o combate às assimetrias é hoje um desafio estruturante e decisivo para o futuro do nosso país”. Contudo, enquanto não avançamos para esta reforma, Pedro Alves convidou os deputados a fazerem uma avaliação das assimetrias que hoje vive o nosso país, fruto da ação do atual governo.
Para tal, o social-democrata recorreu ao seu distrito, Viseu, para dar nota das dificuldades sentidas no sector da saúde, em especial no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, após os cortes do governo. Outro dos exemplos a que o deputado recorreu, foi à requalificação do IP3, “o maior embuste do governo”. Para Pedro Alves “a boa escola de propaganda e encenação de José Sócrates está de volta”, acrescentado o social-democrata que “é inadmissível que o Primeiro-Ministro coloque em consideração a opção entre obras e pessoas. Que fique claro: não aceitamos ser os bodes expiatórios das más opções e decisões do governo. Todos sabemos que havia outras opções, que a esquerda rejeitou por opções ideológicas”.
A terminar, o social-democrata questionou como é possível ter-se “o descaramento” de aproveitar o concurso de uma empreitada de recuperação sem se apresentar qualquer calendário com a obra e passar tudo para o final de 2019. “É assim que o governo tem tratado a nossa região e todo o interior”, rematou o deputado.

04-07-2018 Partilhar Recomendar
06-07-2018
António Lima Costa defende “Pacto pelo Interior”
    O deputado considera que nada de essencial mudará no Interior sem a adoção de medidas fortes.
04-07-2018
Próximo orçamento tem de dar execução a medidas que incentivem a captação de investimento e emprego para o interior do país
    Berta Cabral sublinhou a necessidade de trabalharmos “para um país mais igualitário, mais atento às especificidades regionais e mais solidário”.
04-07-2018
Emília Cerqueira desafia o BE: assumam as vossas responsabilidades
    A deputada referiu que enquanto os bloquistas estão preocupados em fazer “grandes parangonas”, o PSD está interessado em combater as desigualdades territoriais.
04-07-2018
Foi preciso acontecer uma tragédia para que se revelasse uma outra tragédia: o abandono do interior
    Manuel Frexes considera crucial a adoção de políticas públicas que traduzam a inversão do rumo que se tem verificado nas últimas décadas.
04-07-2018
PSD defende a criação de uma Comissão Independente para a Descentralização
    Segundo António Costa Silva esta Comissão deve proceder a uma profunda avaliação sobre a organização e funções do Estado e propor um programa de desconcentração.
20-06-2018
“Tem faltado coragem para tratar dos problemas dos territórios mais despovoados”
    Carlos Peixoto considera que o “PSD tem de impor uma agenda dedicada ao interior”.
20-06-2018
“O PSD não permite que se volte a esquecer as regiões e as populações do interior”
    Nas Jornadas Parlamentares do PSD, dedicadas ao interior, Fernando Negrão sublinhou que o interior pode e deve ser uma terra de oportunidades para todos”.
07-06-2018
Jornadas Parlamentares do PSD – Conheça o Programa
   
23-05-2018
“Incompatibilidade do Ministro Pedro Siza Vieira não tem consequências?” Fernando Negrão exige esclarecimentos “a bem da ética”
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Fernando Negrão questionou ainda António Costa sobre valorização do interior e os problemas no sector da Saúde.
20-04-2018
Deputados do PSD dizem que autoestrada Viseu-Coimbra está descartada
    Os sociais-democratas consideram que “esta solução é inaceitável e não resolve o problema de segurança e mobilidade que existe ao nível rodoviário”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas