Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Subfinanciamento do Ensino Superior é culpa é de quem aprovou os últimos orçamentos: PS, PCP e Bloco
Para Álvaro Batista esta é apenas mais uma prova da “incompetência das esquerdas para governar”.
Álvaro Batista considera que a Interpelação ao Governo do BE sobre “Precariedade na Ciência e Financiamento do Ensino Superior” é a “prova da incapacidade das esquerdas”. Recordando que “o PSD há muito alerta para a incompetência deste governo, sem rumo, mas onde ninguém quer ter a culpa dos insucessos”, o parlamentar referiu que “as esquerdas que antes se queixavam da falta de financiamento do Ensino Superior, hoje que são governo, dão menos dinheiro às universidades e politécnicos e assobiam para o lado com as dificuldades. Se há subfinanciamento no Ensino Superior, e ele hoje existe, a culpa é de quem aprovou os últimos orçamentos. A culpa é do PS, do PCP e do Bloco”.
De seguida, o deputado afirmou que apesar de falarem muito sobre o combate à precariedade, “quando olhamos para os resultados deste governo, o que se vê é a precariedade aumentar. Com as esquerdas temos mais contratados a prazo, muitos milhares, e este governo ainda não integrou um único precário. Nem um. As esquerdas, prometer, prometem tudo a todos, com juros se for preciso, mas cumprirem? As esquerdas hoje não cumprem, atrasam”.
Álvaro Batista lembrou ainda que desde que as esquerdas governam que andam a falar em precaridade, foi aprovado o programa de regularização dos precários, o PREVPAP, mas até agora o governo não tem feito mais do que empatar. “Porquê? O orçamento que as esquerdas aprovaram não tem dinheiro para integrar os precários. Sendo a generalidade destes trabalhadores pagos por fundos comunitários, para os integrar as esquerdas tinham de ter reforçado o orçamento. Como diz o povo «aqui é que a porca torce o rabo», pois o dinheiro do orçamento de estado aprovado pelas esquerdas não chega. O governo assinou um contrato de legislatura prometendo o reforço do financiamento às instituições de ensino superior, mas como lhes faltou o dinheiro logo a seguir, não pagou. Quando as esquerdas prometem o que sabem que não podem dar, desrespeitam gravemente universidades, politécnicos, bolseiros e investigadores precários”.
A terminar, Álvaro Batista frisou que todo este comportamento coloca em evidência a “incompetência das esquerdas para governar”.

29-06-2018 Partilhar Recomendar
10-03-2010
Ensino superior privado quer aproximar modelo de financiamento ao do público
    Visita dos deputados do PSD do Distrito de Aveiro
27-02-2010
OPINIÃO / Portugal 1 – República Checa 3
    No último Campeonato Europeu de Futebol, a selecção de Portugal deu-nos a alegria de derrotar por 3-1 a República Checa. Uma análise rápida da evolução dos indicadores económicos registados ao longo da última década, no que diz respeito ao campeonato da competitividade, mostra-nos porém um resultado infelizmente inverso, a nosso desfavor.
24-02-2010
PSD pede divulgação do investimento público em I&D
    Requerimento foi dirigido ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
22-02-2010
Deputados do PSD questionam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
    Sociais-democratas aproveitaram a discussão do Orçamento do Estado para o Ministério de Mariano Gago para pedir esclarecimentos
19-02-2010
PSD questiona possibilidade de reabertura da Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes
    Deputados alertam a necessidade de proteger a criatividade nacional
19-02-2010
PSD pede divulgação dos dados referentes ao registo e licenciamento de patentes
    Deputados querem acesso ao número de pedidos nacionais, europeus e internacionais
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas