Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a concertar esforços com os nossos parceiros europeus para evitar cortes na PAC
A Vice-Presidente da bancada do PSD alertou para as consequências desses cortes.
No debate preparatório do Conselho Europeu, Rubina Berardo começou por confrontar o Primeiro-Ministro com a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro. De acordo com a Vice-Presidente da bancada do PSD, há 13 Estados Membros que ganham ou mantém os seus envelopes financeiros nestas negociações, algo que não acontece com Portugal que vê o seu envelope financeiro diminuir.
No que respeita à PAC, que atualmente já está aquém da procura do sector, registando muitas candidaturas a ficar sem verba, a social-democrata alerta que a situação ainda vai ficar pior com os cenários que se projetam. Tendo em conta esta realidade, Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a conseguir uma concertação com os nossos parceiros europeus. A esse propósito, a deputada quis saber se as recentes alterações no governo espanhol poderão ou não dificultar as negociações gerais e específicas sobre a PAC na aliança entre Portugal e Espanha, uma vez que a Ministra espanhola defendeu um corte na Política Agrícola.
De seguida, a deputada referiu que o próximo Conselho Europeu, apesar de ainda não se ter realizado, parece já ter ficado com as conclusões retiradas na reunião que ocorreu ontem entre o Presidente francês e a Chanceler alemã. Criticando esta postura, a parlamentar recordou a António Costa as suas declarações em janeiro, em que o Primeiro-Ministro dizia que o governo português rejeitava a ideia de uma Europa concentrada no eixo franco-alemão.
A terminar, Rubina Berardo alertou que desta reunião resultou uma declaração em que “está escondia a menina dos olhos de Macron: as listas transacionais”. Recordando o ziguezague do governo nesta matéria, a social-democrata afirmou que aguarda para ver qual será a posição que o governo português vai assumir no Conselho Europeu.

20-06-2018 Partilhar Recomendar
29-05-2019
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
    Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
11-04-2019
Proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno trará custos para os produtores agrícolas
    António Lima Costa manifestou a preocupação dos sociais-democratas com esta situação.
10-04-2019
Seca: Cristóvão Crespo contesta “falta de visão a longo prazo dos responsáveis governamentais”
    O parlamentar considera que até ao pretenso plano nacional de regadio falta uma perspetiva estratégica e integrada.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas