Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a concertar esforços com os nossos parceiros europeus para evitar cortes na PAC
A Vice-Presidente da bancada do PSD alertou para as consequências desses cortes.
No debate preparatório do Conselho Europeu, Rubina Berardo começou por confrontar o Primeiro-Ministro com a proposta da Comissão Europeia para o próximo quadro financeiro. De acordo com a Vice-Presidente da bancada do PSD, há 13 Estados Membros que ganham ou mantém os seus envelopes financeiros nestas negociações, algo que não acontece com Portugal que vê o seu envelope financeiro diminuir.
No que respeita à PAC, que atualmente já está aquém da procura do sector, registando muitas candidaturas a ficar sem verba, a social-democrata alerta que a situação ainda vai ficar pior com os cenários que se projetam. Tendo em conta esta realidade, Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a conseguir uma concertação com os nossos parceiros europeus. A esse propósito, a deputada quis saber se as recentes alterações no governo espanhol poderão ou não dificultar as negociações gerais e específicas sobre a PAC na aliança entre Portugal e Espanha, uma vez que a Ministra espanhola defendeu um corte na Política Agrícola.
De seguida, a deputada referiu que o próximo Conselho Europeu, apesar de ainda não se ter realizado, parece já ter ficado com as conclusões retiradas na reunião que ocorreu ontem entre o Presidente francês e a Chanceler alemã. Criticando esta postura, a parlamentar recordou a António Costa as suas declarações em janeiro, em que o Primeiro-Ministro dizia que o governo português rejeitava a ideia de uma Europa concentrada no eixo franco-alemão.
A terminar, Rubina Berardo alertou que desta reunião resultou uma declaração em que “está escondia a menina dos olhos de Macron: as listas transacionais”. Recordando o ziguezague do governo nesta matéria, a social-democrata afirmou que aguarda para ver qual será a posição que o governo português vai assumir no Conselho Europeu.

20-06-2018 Partilhar Recomendar
17-03-2010
PSD denuncia a necessidade de uma nova política para a agricultura
    Deputados alertam Governo para os problemas do sector
16-03-2010
Carla Barros interpela ministro da Agricultura sobre mau tempo na região de Entre-Douro-e-Minho
    Apelo feito na Comissão de Agricultura, Florestas e Pesca surge a sequência da visita da deputada às explorações agrícolas afectadas pela intempérie
16-03-2010
PSD quer recursos efectivos para formação e investigação nas Pescas
    Ulisses Pereira defendeu esta terça-feira a disponibilização de recursos técnicos, materiais e humanos para as áreas da investigação e da formação no sector das pescas
12-03-2010
Matos Rosa interpela Ministro das Finanças sobre possiblidade de encerramento de repartições de finanças
    O deputado Social-Democrata receia que o Orçamento do Estado para 2010 contribua para o encerramento de muitos daqueles "serviços de proximidade"
19-02-2010
Deputados do PSD questionam Ministro da Agricultura
    Foram 10 os deputados do PSD que pediram esclarecimentos ao Ministro durante a discussão do Orçamento para o sector
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas