Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Incêndios: PSD questiona o governo sobre reconstrução das casas destruídas
Os sociais-democratas querem saber qual o ponto de situação da reconstrução das casas de primeira habitação.
O Grupo Parlamentar do PSD questionou o Governo sobre a reconstrução das habitações e outras edificações atingidas pelos incêndios ocorridos há um ano no norte do distrito de Leiria e que provocaram 66 mortos.
Numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Fernando Negrão, Teresa Morais, Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes querem saber qual o ponto de situação da reconstrução das casas de primeira habitação em situação de completa destruição e das casas de primeira habitação que sofreram danos parciais. Já sobre as casas de habitação secundária, os parlamentares exigem resposta sobre o estado de reconstrução destas, incluindo as que ficaram destruídas total e parcialmente.
Na pergunta, os deputados querem ainda saber “o ponto de situação da reconstrução das instalações empresariais que sofreram destruição total ou danos parciais” e “dos anexos e armazéns ou outras instalações destinadas ao abrigo de animais, que ficaram total ou parcialmente destruídos”.
No documento, os deputados referem que na sequência destes incêndios, nos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, entre outros, remeteu, em 16 de novembro de 2017, um conjunto de questões ao Governo, designadamente ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, “solicitando informação rigorosa sobre a situação da reconstrução das habitações e outras edificações que foram atingidas de forma parcial ou total pelo fogo”.
Na resposta, em janeiro, o Governo, liderado pelo socialista António Costa, dava conta de que “as casas de primeira habitação completamente destruídas e exigindo uma reconstrução total eram 80”, enquanto “as casas de primeira habitação consideradas com destruição parcial ou pontual eram 173”.
“As instalações empresariais que sofreram destruição total ou danos parciais eram nove em Castanheira de Pera, 17 em Figueiró dos Vinhos e 29 em Pedrógão Grande”, lê-se no documento.
Ainda segundo o PSD, “relativamente às casas de primeira habitação que sofreram destruição total e que encontravam já reparadas”, o Governo informou em janeiro que estavam concluídas um total de nove, encontrando-se em execução 44 e em projeto duas.
“Quanto às casas de primeira habitação que sofreram destruição parcial e que se encontravam já reparadas, o ponto de situação enviado pelo Governo” apontava para um total de 161, havendo ainda 46 em execução, dez em contratação e duas em projeto.
Para o PSD, estes números “revelavam claramente o atraso registado no processo de reconstrução, principalmente nas casas de primeira habitação, as que mais necessárias são à normalização da vida das famílias afetadas”.
“Passado cerca de um ano sobre os incêndios e seis meses sobre este ponto de situação, impõe-se, portanto, solicitar ao Governo uma atualização sobre o processo de reconstrução das habitações e outras edificações que foram atingidas, para que se conheça a sua real evolução”, justifica o PSD na pergunta que dirigiu hoje ao ministro.
Em junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrógão Grande provocaram 66 mortos: a contabilização oficial assinalou 64 vítimas mortais, mas houve ainda registo de uma mulher que morreu atropelada ao fugir das chamas e uma outra que estava internada desde então, em Coimbra, e que acabou também por morrer. Houve ainda mais de 250 feridos.

07-06-2018 Partilhar Recomendar
17-05-2018
Incêndios: PSD exige saber como serão distribuídas as verbas do Fundo de Solidariedade da UE
    Os deputados do PSD eleitos por Santarém entregaram no Parlamento uma pergunta dirigida ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
09-05-2018
"Por que razão o PS demorou mais de três anos a demarcar-se de José Sócrates?"
    Fernando Negrão levou o “Caso Sócrates” ao debate com o Primeiro-Ministro, onde também desafiou António Costa a responder se o País está preparado para os incêndios.
02-05-2018
Carlos Peixoto: “os portugueses têm o direito de saber o que se passou no dia dos incêndios de Pedrógão”
    Perante as notícias de que foram destruídos documentos sobre o incêndio de Pedrógão Grande, o social-democrata solicitou ao governo a divulgação do relatório.
13-04-2018
Maurício Marques exige ao que governo apoie os pequenos agricultores afetados pelos incêndios
    O deputado defendeu a abertura de uma nova fase de candidaturas para apoiar os “lesados pela incompetência do governo”.
13-04-2018
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
    Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
13-04-2018
Prevenção de incêndios: PSD pede ao governo que seja mais expedito e menos panfletário
    Carlos Peixoto sublinhou que os sociais-democratas não vão descansar enquanto não assegurarem que as populações estão muito mais seguras do que estiveram em 2017.
10-04-2018
Incêndios: PSD acusa o governo de discriminação na distribuição de apoios
    Os sociais-democratas contestam a opção do governo de distribuir de forma diferenciada os apoios aos concelhos afetados pelos incêndios.
05-04-2018
Cultura: governo não honrou a palavra dada
    Fernando Negrão saudou os agentes culturais por terem desencadeado a maior onda de contestação na Cultura das últimas décadas.
04-04-2018
Incêndios: “temos hoje um país sem meios e sem uma estratégia sustentável para combater os fogos”
    Nuno Serra lamenta que “o Governo continue fechado na sua propaganda, desprezando qualquer conselho ou proposta da oposição”.
04-04-2018
Luís Pedro Pimentel considera que a preparação da época de incêndios está a falhar
    O deputado entende que, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas