Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Debate potestativo sobre banhistas deixa claro quais as prioridades do PEV
Joel Sá manifestou a sua surpresa por ver o PEV deixar de fora do seu debate potestativo temas como os da educação, saúde ou transportes.
“Portugal atingiu em 2018 um recorde de zonas balneares, 608 praias, mais sete do que no ano passado. No passado dia 1 de junho, 190 praias começaram a sua época balnear, vindo juntar-se às 49 já em funcionamento. São muitos os milhares de pessoas, cidadãos portugueses e estrangeiros, que durante todo o ano, e sobretudo na época de verão, utilizam as nossas praias. Segundo dados do Observatório do Afogamento, uma estrutura criada pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, no primeiro semestre de 2017, sessenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal. 69 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas. Quase metade destes afogamentos aconteceram no mar, um em cada quatro casos foram registados em zonas fluviais”. Estas foram as palavras iniciais de Joel Sá, no debate do Projeto de Lei do PEV sobre a Assistência a banhistas.
Perante estes dados, o social-democrata frisou que não podemos deixar de considerar que esta se trata duma uma questão de extrema importância. “Assim, importa garantir melhores condições de segurança a todos os cidadãos nacionais e até aos próprios turistas. Importa tomar as medidas adequadas para que haja assistência e informação nas praias portuguesas. Importa prevenir, informar, vigiar e socorrer de forma adequada e eficaz todos os cidadãos frequentadores da nossa costa”.
Contudo, o deputado reconheceu que o sucesso das medidas que a lei determina, depende em muito da colaboração e da consciência cívica dos próprios cidadãos. “Só assim se pode garantir uma plena e total segurança das nossas praias. E sem dúvida que a existência de ações de educação sobre segurança aquática a nível teórico e prático é fundamental”.
Apesar de reconhecer a importância deste tema, Joel Sá não deixou de manifestar a sua surpresa pelo facto do PEV trazer este tema a debate de forma potestativa. “Poderia ter utilizado este debate potestativo para discutir muitos outros temas, também importantes. Estranho não ter escolhido o tema dos professores sobre a contagem do tempo de serviço. Deixou de ser uma preocupação para o PEV? Estranho não ter escolhido o tema da situação dos enfermeiros. Estranho não ter escolhido a situação grave que os nossos hospitais enfrentam. E estranhamos também que o PEV não tenha escolhido abordar a situação dos caminhos de ferro em Portugal. Porventura porque seriam sem dúvida debates constrangedores e que muito incomodariam o atual Governo que conta com o apoio dos Verdes”.
Face a este cenário, Joel Sá rematou a sua intervenção enfatizando que “com este debate potestativo ficamos esclarecidos quanto às prioridades do PEV”.

06-06-2018 Partilhar Recomendar
12-12-2019
“A consagração de um Estatuto dos Antigos Combatentes é um dever que não pode mais ser adiado”
    Ana Miguel dos Santos manifestou o empenho do PSD para que seja possível encontrar um Estatuto o mais consensual possível.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Rui Silva: Governo não pode continuar a adiar a resolução dos inúmeros problemas que grassam no setor social das Forças Armadas
    O deputado considera ainda ser urgente implementar políticas que levem os nossos jovens a ingressar na carreira militar.
03-07-2019
Tancos: PS procurou branquear o desempenho do ex-Ministro da Defesa Nacional e do Primeiro-Ministro
    Berta Cabral refere que o relatório traduz “uma visão incompleta e parcial” do que se passou durante os trabalhos da Comissão de Inquérito.
02-07-2019
“A prioridade política do mundo ocidental deve apontar para a não proliferação das armas nucleares”
    José Cesário enfatiza que este é o tempo para uma “diplomacia ativa, sensata e realista”.
07-06-2019
Criação do estatuto do antigo combatente “é um verdadeiro dever da Pátria”
    Luís Pedro Pimentel enfatizou que este reconhecimento “deve ser inequívoco e abrangente”.
09-05-2019
Lei de Infraestruturas Militares não prevê mecanismos de transparência
    Pedro Roque deixou algumas críticas à proposta do governo e frisou que o PSD pretende contribuir para que o resultado final seja “mais consentâneo com a real necessidade das missões e do desempenho dos militares”.
09-05-2019
Defesa: cativações de Centeno afetam cumprimento da Lei de Infraestruturas Militares
    O alerta foi deixado por Rui Silva.
11-04-2019
Pedro Roque alerta para efeitos negativos para a instituição militar resultantes de um sistema de avaliação desadequado
    O alerta foi deixado no debate de uma Petição da Associação Nacional de Sargentos.
20-03-2019
Rui Silva: preservação da soberania nacional é intocável
    O deputado alertou ainda para o efeito das cativações no setor da Defesa.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas