Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Praias nacionais são um pilar fundamental da nossa estratégia turística
Rui Silva destacou o papel das autarquias na garantia das condições das zonas balneares.
O Parlamento apreciou, esta quarta-feira, um Projeto de Lei do PEV sobre a Assistência a Banhistas. Em nome do PSD, Rui Silva começou por sublinhar que este debate visa garantir a melhoria das condições das nossas praias, importantíssimo património nacional e pilar fundamental da nossa estratégia turística, suporte da economia nacional. “Concordando com a pertinência deste Projeto, que se centra na implementação da presença de nadadores salvadores em praias não concessionadas e no prolongamento do período de vigência, julgamos, também, importante refletir sobre o que queremos para o futuro das nossas praias, visando um planeamento atempado, eficaz e moderno, bem como uma fiscalização rigorosa das Zonas Balneares e o incremento de medidas, que permitam às praias não concessionadas, passarem a integrar a rede nacional de praias com bandeira Azul, o que resolveria, de imediato, a ausência de nadadores salvadores”.
Nesse sentido, adianta o social-democrata, o PSD considera que este debate deve ser feito a montante, valorizando o papel das autarquias locais, que de forma abnegada têm garantido essas condições. “Ninguém melhor do que as autarquias locais, sabe quais as zonas balneares de excelência nos seus concelhos, os fluxos de banhistas, épocas em que acorrem às suas praias e quais as infraestruturas necessárias. Queremos nadadores salvadores que garantam a segurança dos banhistas. Não queremos perda de vidas humanas. Mas, também queremos acessos adequados, ordenamento do estacionamento, instalações sanitárias e de lazer, e tudo que se exige para a existência de praias modernas e atrativas”.
Dirigindo-se à deputada do PEV, Rui Silva quis saber se os ecologistas fizeram as contas sobre o valor que resultaria para o estado, a contratação dos nadadores salvadores necessários para a vigilância das praias não concessionadas. “Já agora, fez o PEV um estudo sobre quantas e quais são as praias não concessionadas? É que temos uma extensa costa, com pequenas baías com acessos difíceis e, por vezes tão atrativas para alguns banhistas menos avisados. Também essas terão nadadores salvadores? Mais uma pergunta, e essa tão cara ao PEV: qual a forma de contratação desses nadadores salvadores? Será a recibos verdes?”

06-06-2018 Partilhar Recomendar
23-02-2010
PSD questiona Ministro sobre orçamento para a Defesa
    Deputados do PSD levantam dúvida sobre alguns aspectos do Orçamento para o Ministério da Defesa
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas