Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ambiente: “as inspeções e fiscalizações não devem ter dia e hora marcados”
Bruno Coimbra referiu que o atual governo eliminou o fator surpresa destas inspeções.
O Parlamento debateu, esta sexta-feira, iniciativas que visam alterar a Lei Quadro das Contraordenações Ambientais. Em nome do PSD, Bruno Coimbra começou por referir que todos nós já fomos confrontados com situações em que atividades económicas ou industriais prevaricam, poluindo e prejudicando o ambiente, os nossos recursos naturais, e afetando a qualidade de vida das populações.
Sublinhando que todos reconhecemos a importância de ter uma fiscalização e uma inspeção eficazes, e o quão difícil é, por vezes, apurar responsabilidades e prevenir impactos nocivos no ambiente, o social-democrata considerou que “as inspeções e fiscalizações em matérias ambientais ou de saúde pública não devem por regra ter dia e hora marcados”.
O PSD, recorda, sempre defendeu que o respeito pelo ambiente e o cumprimento da lei devem merecer por parte das indústrias e dos agentes económicos, uma atenção permanente, e não apenas um cuidado quando sabem que vão ser alvo de uma fiscalização ou de uma inspeção numa determinada data. “Defendemos isso sempre, coerente e consistentemente, mesmo em alguns outros casos em que chegámos a defender a eliminação de inspeções periódicas, preferindo a opção por fiscalizações aleatórias, que não permitam que as empresas «fintem» a fiscalização, preparando esse momento, quando nos outros dias funcionam incumprindo e poluindo. Defendemos isso, até mesmo quando tivemos a oposição e o voto contra dos partidos à esquerda neste Plenário”.
De seguida, Bruno Coimbra afirmou que a Lei Quadro das Contraordenações Ambientais não está errada. Segundo o deputado, esta é uma Lei que vem de 2006, que passou por vários Governos, foi sofrendo alterações, mas nunca na parte relativa ao direito de acesso das funções inspetivas e de fiscalização. “É uma Lei que sempre promoveu o “fator surpresa”, não fazendo menções a avisos prévios nem alertas. Contudo, em 2017, este governo regulou o procedimento de inspeção do IGAMAOT, estipulando a existência de um aviso prévio à inspeção. É este despacho que cria a regra que pode obstar à obtenção de provas nas ações de fiscalização e inspeção”.
A terminar, Bruno Coimbra enfatizou que “se queremos uma fiscalização ambiental forte, não podemos retirar-lhe um elemento de tanta relevância na intervenção”.

11-05-2018 Partilhar Recomendar
10-12-2019
“O Planeta dispensa socialismo mascarado de Zorro Verde ou de Super-Homem Ecológico”
    Isabel Meirelles confrontou o Primeiro-ministro com “a contradição clamorosa” entre a propaganda socialista e a pior posição de sempre do nosso país no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas.
29-11-2019
Emília Cerqueira: “mundo rural não pode ser visto como um inimigo”
    A deputada defendeu uma visão una do país e contestou a perspetiva que coloca rurais contra urbanos.
15-11-2019
Margarida Balseiro Lopes: PSD quer o Governo a cumprir os critérios de silvicultura no âmbito do Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria
    Projeto de Resolução apresentado pelo PSD.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
19-07-2019
“Foi num governo liderado pelo PSD que foram promovidos avanços significativos na melhoria do quadro jurídico dos direitos e proteção dos animais”
    A recordação foi deixada por Joel Sá no debate sobre a utilização de animais no circo.
03-07-2019
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural “não quer saber da agricultura”
    A acusação partiu de Emília Cerqueira, que considera que o governante “esqueceu-se completamente da atividade agrícola”.
03-07-2019
PS, BE e PCP querem atirar areia aos olhos dos viticultores durienses a três meses das eleições
    António Lima Costa acusou ainda estes partidos de estarem a “afrontar” o Presidente da República.
02-07-2019
PAN e BE querem impor o seu caminho, apesar do desconhecimento do mundo real
    Nuno Serra lembrou a estes deputados que há mais mundo além do que se “avista do vosso apartamento”.
28-06-2019
PSD disponível para resolver insuficiências da Lei dos maus-tratos a animais
    Carlos Abreu Amorim manifestou a disponibilidade dos sociais-democratas para resolver estes problemas “de forma séria e responsável”.
28-06-2019
PSD saúda recuo do governo sobre o Sistema de Informação Cadastral
    António Costa Silva vincou que o PSD evitou a ideia do governo que dava ao Estado a possibilidade de colocar uma tabuleta num terreno de um privado e dizer “este terreno é do Estado”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas