Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
Feito o debate sobre o Relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios, Duarte Marques considera que hoje é o momento de discutir as propostas dos partidos e de concretizar algumas dessas propostas que o governo não tirou do papel.
No entender do social-democrata, esta é também o momento para lembrar e confirmar que o Ministro da Administração Interna, na semana passada, neste mesmo Plenário, “garantiu que estava tudo pronto. Disse que a Diretiva Única estava aprovada, chamou ignorantes a alguns deputados ao dizer que a Diretiva Financeira tinha sido publicada, tentando confundir as pessoas. O senhor Ministro tentou enganar esta câmara e depois chegou a Pedrógão e aí confirmou que a Diretiva Operacional seria aprovada em breve. Confessava a sua primeira fake news. Depois disse outra: que será aprovada no período mais cedo da história”. A este propósito, o social-democrata recordou as datas de aprovação desde 2013, que comprovam que, mais uma vez, o Ministro faltou à verdade, e lembrou que “estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais que vão estar disponíveis, porque o governo tem o trabalho atrasado”.
“E o Ministro e o Primeiro-Ministro, em vez de estarem neste debate, a darem a cara pelo governo, depois de estarem praticamente um ano sem pôr os pés na Autoridade Nacional de Proteção Civil, numa manobra de teatro e propaganda, convocam os comandantes distritais para irem, a esta mesma hora, apresentar o dispositivo. Isto é propaganda, devia estar aqui e devia ter lá ido antes. Devia perguntar ao Ministro da Administração Interna porque é que está tudo tão atrasado, mais uma vez”.
O social-democrata deixou ainda o alerta de que a Diretiva Operacional de Meios, a que diz quantos carros e quando homens vão estar disponíveis, já devia estar no terreno. “É com base nelas que as Câmaras Municipais preparam os seus planos de proteção da floresta. O governo tentar dizer às pessoas que está tudo aprovado e, na verdade, é o caos”.

13-04-2018 Partilhar Recomendar
09-05-2018
"Por que razão o PS demorou mais de três anos a demarcar-se de José Sócrates?"
    Fernando Negrão levou o “Caso Sócrates” ao debate com o Primeiro-Ministro, onde também desafiou António Costa a responder se o País está preparado para os incêndios.
02-05-2018
Carlos Peixoto: “os portugueses têm o direito de saber o que se passou no dia dos incêndios de Pedrógão”
    Perante as notícias de que foram destruídos documentos sobre o incêndio de Pedrógão Grande, o social-democrata solicitou ao governo a divulgação do relatório.
27-04-2018
PSD critica redução de efetivo da GNR no terreno, em particular no interior do país
    Duarte Marques recordou que os relatórios sobre as tragédias de 2017 alertavam para a falta de operacionais da GNR no terreno.
13-04-2018
Maurício Marques exige ao que governo apoie os pequenos agricultores afetados pelos incêndios
    O deputado defendeu a abertura de uma nova fase de candidaturas para apoiar os “lesados pela incompetência do governo”.
13-04-2018
Prevenção de incêndios: PSD pede ao governo que seja mais expedito e menos panfletário
    Carlos Peixoto sublinhou que os sociais-democratas não vão descansar enquanto não assegurarem que as populações estão muito mais seguras do que estiveram em 2017.
10-04-2018
Incêndios: PSD acusa o governo de discriminação na distribuição de apoios
    Os sociais-democratas contestam a opção do governo de distribuir de forma diferenciada os apoios aos concelhos afetados pelos incêndios.
05-04-2018
Cultura: governo não honrou a palavra dada
    Fernando Negrão saudou os agentes culturais por terem desencadeado a maior onda de contestação na Cultura das últimas décadas.
05-04-2018
Ângela Guerra participou em homenagem aos bombeiros que combateram os incêndios no concelho de Gouveia
    A deputada sublinhou a importância de se reconhecer o trabalho desenvolvido pelos “verdadeiros heróis do verão passado”.
04-04-2018
Incêndios: “temos hoje um país sem meios e sem uma estratégia sustentável para combater os fogos”
    Nuno Serra lamenta que “o Governo continue fechado na sua propaganda, desprezando qualquer conselho ou proposta da oposição”.
04-04-2018
Luís Pedro Pimentel considera que a preparação da época de incêndios está a falhar
    O deputado entende que, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas