Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
Feito o debate sobre o Relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios, Duarte Marques considera que hoje é o momento de discutir as propostas dos partidos e de concretizar algumas dessas propostas que o governo não tirou do papel.
No entender do social-democrata, esta é também o momento para lembrar e confirmar que o Ministro da Administração Interna, na semana passada, neste mesmo Plenário, “garantiu que estava tudo pronto. Disse que a Diretiva Única estava aprovada, chamou ignorantes a alguns deputados ao dizer que a Diretiva Financeira tinha sido publicada, tentando confundir as pessoas. O senhor Ministro tentou enganar esta câmara e depois chegou a Pedrógão e aí confirmou que a Diretiva Operacional seria aprovada em breve. Confessava a sua primeira fake news. Depois disse outra: que será aprovada no período mais cedo da história”. A este propósito, o social-democrata recordou as datas de aprovação desde 2013, que comprovam que, mais uma vez, o Ministro faltou à verdade, e lembrou que “estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais que vão estar disponíveis, porque o governo tem o trabalho atrasado”.
“E o Ministro e o Primeiro-Ministro, em vez de estarem neste debate, a darem a cara pelo governo, depois de estarem praticamente um ano sem pôr os pés na Autoridade Nacional de Proteção Civil, numa manobra de teatro e propaganda, convocam os comandantes distritais para irem, a esta mesma hora, apresentar o dispositivo. Isto é propaganda, devia estar aqui e devia ter lá ido antes. Devia perguntar ao Ministro da Administração Interna porque é que está tudo tão atrasado, mais uma vez”.
O social-democrata deixou ainda o alerta de que a Diretiva Operacional de Meios, a que diz quantos carros e quando homens vão estar disponíveis, já devia estar no terreno. “É com base nelas que as Câmaras Municipais preparam os seus planos de proteção da floresta. O governo tentar dizer às pessoas que está tudo aprovado e, na verdade, é o caos”.

13-04-2018 Partilhar Recomendar
17-02-2010
“Verba para a formação dos agentes é insuficiente”
    Luís Montenegro defende que a verba destinada à formação de novos agentes de segurança pública é insuficiente
05-02-2010
Número de efectivos da GNR de Tondela é insuficiente
    Actualmente com 38 guardas, quando deveriam ser 96
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas