Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Manuela Tender apresenta obra literária em Vila Pouca de Aguiar
A deputada do PSD foi a escolhida para a apresentação do livro “O Homem sem Memória”.
A deputada Manuela Tender apresentou, a convite do autor João Madureira, o livro “O Homem sem Memória”, último romance deste escritor flaviense. O evento decorreu na Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar, no dia 7 de abril, e contou também com as intervenções do autor, da Vice-Presidente do Município Aguiarense, Ana Rita Dias, e a leitura de excertos da obra por Francisco Preto, que dedicaram a apresentação ao público presente do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Manuela Tender, no fim da sessão pública de apresentação, afirmou que se sentiu honrada com o convite do autor: “O João Madureira escreve muito bem, as suas obras fascinam pelos processos narrativos que utiliza e pela densidade da construção das personagens, bem como pelo enquadramento preferencial em contextos marcados pela transmontaneidade, com alusão a espaços, rituais, linguagem e tradições que integram a matriz cultural transmontana e, portanto, a nossa identidade comum. Enquanto natural desta região e estudiosa e amante da literatura, encontro na obra do João Madureira uma ficção com fortes conexões temporais e espaciais com uma realidade que conheço bem, ainda que naturalmente transfigurada pela natureza ficcional e pela criatividade e cultura do autor. Sinto familiaridade com as personagens que percorrem a obra e com os espaços evocados e descritos e isso é sintomático da proximidade que a sua literatura mantém, intencionalmente, a este “Reino Maravilhoso” onde tudo é difícil, mas simultaneamente mágico”, conclui a deputada.

Manuela Tender nas festividades da Sra. das Brotas, em Chaves

Ainda no seu distrito, a parlamentar do PSD participou nas festividades em honra de Nossa Senhora das Brotas, em Chaves, integrando a procissão, juntamente com representantes de diversas entidades do concelho, e participando na missa campal.
Recorde-se que esta festa constitui uma forma simbólica que os Flavienses encontraram para assinalar a chegada da Primavera e agradecer o brotar da vida e o renascer das culturas.
Para Manuela Tender esta é importante forma de partilhar com os meus conterrâneos “os diversos momentos da vida em comunidade e, como católica, é para mim um gosto partilhar esta forma de manifestação da fé, agradecendo o renovar das culturas, a vida e a seiva que brota nesta fase do ano, com a chegada da Primavera e agradecendo também a saúde, o amor, a vida, a força e a possibilidade de partilhar estes momentos com uma comunidade que respeito e estimo”.
O evento contou com a colaboração das forças vivas do concelho onde assumiu particular destaque o Regimento de Infantaria 19, os Escuteiros e a Banda Musical de Rebordondo.
13-04-2018 Partilhar Recomendar
06-12-2013
Manuela Tender confiante que o Ministério da Justiça terá em conta os anseios das populações
    Em causa a reforma do sistema judiciário e a elaboração do novo mapa judiciário.
31-01-2013
Luís Leite Ramos recordou a herança socialista no distrito de Vila Real
    O deputado entende que o PS não tem razões para ter orgulho nessa herança.
07-09-2011
“Pode ser importante redefinir uma política para o Douro e para o Vinho do Porto”
    Luís Pedro Pimentel afirmou ainda que os produtores devem ser compensados.
30-04-2010
Linha do Corgo: Governo não está a honrar os compromissos assumidos
    Deputados eleitos pelo círculo de Vila Real lamentam o total desconhecimento, por parte do Secretário de Estado dos Transportes, da situação da Linha do Corgo e dos compromissos assumidos pela sua antecessora no cargo.
24-04-2010
Encerramento das Extensões de Saúde de Alijó por explicar
    Luís Pedro Pimentel questiona Ministério da Saúde
08-04-2010
PSD recomenda ao Governo a suspensão imediata do Processo de Requalificação das Urgências
    Deputados exigem a reavaliação global do programa em articulação com o poder local
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas