Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer reforçar o direito ao trabalho por parte das pessoas com deficiência
Sandra Pereira refere que o PSD acredita que o emprego e empregabilidade são instrumentos fundamentais na prossecução das políticas de inclusão.
Sandra Pereira anunciou que o PSD vai apresentar dois Projetos de Resolução no sentido de reforçar o direito ao trabalho por parte das pessoas com deficiência. No debate sobre “políticas para a inclusão das pessoas com deficiência”, a deputada sublinhou que “estas matérias constituem, para o PSD, uma matéria suprapartidárias, acima da «partidarite», para as quais devemos desenvolver todos os esforços, para encontrar os necessários consensos e dar respostas eficazes aos cidadãos com deficiência e incapacidade”. Tendo em conta essa predisposição, Sandra Pereira lamentou que o governo e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência não tenham sabido explorar devidamente esta potencialidade, de beneficiarem de um consenso generalizado nesta câmara para a execução destas políticas.
De seguida, a parlamentar lembrou que já se passou um ano desde o último debate sobre esta matéria e que o governo já está em função há mais de 2 anos. Contudo, embora se vislumbre a existência de um conjunto alargado de boas intenções, a deputada considera que, infelizmente, não se passou das intenções.
Focando-se na empregabilidade, Sandra Pereira lembrou aos deputados que a informação e os estudos disponíveis indicam que as pessoas com deficiência e incapacidade situam-se nos grupos sociais mais expostos ao risco de pobreza e à exclusão social. “O Grupo Parlamentar do PSD acredita que o emprego e empregabilidade são instrumentos fundamentais na prossecução das políticas de inclusão das pessoas com deficiência. O Grupo Parlamentar do PSD acredita que o acesso ao mercado de trabalho, a integração profissional e a aprendizagem ao longo da vida constituem princípios basilares das políticas públicas de inclusão que devem nortear constantemente a ação do governo”. Sublinhando que a valorização profissional e a inserção no mercado de trabalho funcionam como um verdadeiro motor de inclusão, Sandra Pereira referiu que é nesse sentido que vão as iniciativas do PSD.
A terminar, a social-democrata enfatizou que, nesta matéria, o PSD não recebe lições de ninguém, pois “precisamente nos anos de maiores constrangimentos financeiros, o emprego das pessoas com deficiência quase que duplicou em Portugal”.

23-03-2018 Partilhar Recomendar
13-04-2010
Deputados do PSD questionam Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social
    Helena André respondeu às perguntas dos sociais-democratas que incidiram sobre medidas de apoio ao emprego, igualdade e IPSS.
11-03-2010
PSD questiona baixa execução do programa PARES
    Deputados alertam para os entraves burocráticos dos processos
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas