Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Esquerda quer nacionalizar as redes da PT: “parece que voltámos ao PREC”
Joel Sá refere que estamos perante “demagogia e atos irresponsáveis” da esquerda.
O Parlamento debateu, esta sexta-feira, iniciativas que propunham alterações à Lei de Bases das Telecomunicações, determinando a inclusão, no domínio público do Estado, da rede básica de telecomunicações e do Sistema Integrado de Redes de Emergência e de Segurança (SIRESP), e também a recuperação pelo Estado da prestação de um serviço público e universal de telecomunicações, através de um operador público. Joel Sá, intervindo em nome do PSD, considerou que com estas propostas a esquerda pretende “pôr em marcha o “resgate público” da rede básica de telecomunicações detida hoje pela PT Portugal/Altice, da propriedade e gestão das redes de emergência, de segurança e proteção civil, e ainda da rede de difusão do sinal audiovisual”.
Segundo o deputado, não constitui novidade para nós a resistência que o BE, o PCP e PEV têm ao modelo que assenta na iniciativa privada e à livre circulação de bens e de capitais. “Com estes diplomas parece que voltámos ao PREC e às nacionalizações, em que tudo tem de pertencer ao Estado e por norma tudo o que é do Estado funciona bem. Mas será que sim? Mas o Estado não falhou em toda a linha, nos incêndios não foi uma questão de operadoras, foi o Estado que falhou”.
De seguida, Joel Sá adiantou que estes diplomas revelam também uma “esquerda irresponsável”, pois não refere qual o custo que a renacionalização teria e qual o seu impacto. No que respeita ao PS, o social-democrata quis saber qual a posição dos socialistas perante as propostas dos seus parceiros.
Quanto ao PSD, conclui Joel Sá, não embarca em aventureirismos, nem em derivas revolucionárias. “Há mecanismos de fiscalização do cumprimento do contrato de concessão de serviço público de telecomunicações e de aferição da qualidade dos serviços prestados pelas Empresas. Façamos que o Regulador seja forte, dotando-o de meio Humanos e Técnicos Capazes. Faça-se essa análise e, caso se verifiquem incumprimentos, aí sim, acione-se as penalizações que se encontram previstas na Lei. Já chega de demagogia e de atos de irresponsáveis”.


16-03-2018 Partilhar Recomendar
31-05-2010
Fernando Marques questiona Governo sobre troço da concessão do Pinhal Interior
    O social-democrata eleito pelo círculo de Leiria não compreende que o IC8 entre Pombal/Ansião seja adiado, por iniciativa do concessionário, para dar prioridade à construção de lanços com cobrança de portagens aos utentes.
28-05-2010
"Esta é a última oportunidade que o Governo tem para corrigir um erro que é o TGV"
    Jorge Costa defendeu que o “Governo deve mudar de política económica, reequacionando os grandes investimentos e apostar, no investimento público de proximidade, de menor dimensão”.
27-05-2010
“Não há auto-estradas grátis”
    Jorge Costa recordou “fraude eleitoral” dos socialistas que sempre afirmaram que não iam introduzir portagens nas SCUT's.
27-05-2010
“Governo faz lembrar uma avestruz pois ao primeiro sinal de problema mete a cabeça na areia”
    José Matos Rosa lembrou os problemas económicos do país e defendeu a suspensão das grandes obras públicas.
26-05-2010
PSD questiona Ministro das Obras Públicas sobre o Plano Estratégico de Transportes
    Sociais-democratas querem saber quando será aprovado este plano e qual o papel da empresa Perform na sua elaboração
21-05-2010
Deputados requerem cópia do contrato de concessão do troço ferroviário Poceirão-Caia
    Sociais-democratas afirmam que a obra não terá qualquer utilidade nos próximos anos, acarretando, de imediato, pagamentos avultados para o Estado que devem ser do conhecimento público
20-05-2010
PSD quer suspensão da Alta-Velocidade Ferroviária por um período mínimo de 3 anos
    Deputados consideram que urge por termo a um grave erro de gestão do Governo que perdurará como marca do seu mais absoluto irrealismo.
19-05-2010
PSD questiona Ministro sobre as grandes obras públicas
    Deputados do PSD questionaram o Ministro das Obras Públicas sobre a oportunidade e custos do TGV e de outros grandes investimentos.
18-05-2010
Paulo Batista Santos questiona as expropriações realizadas para a execução do IC2
    Social-democrata afirma que a decisão do Governo coloca em causa os direitos dos proprietários.
17-05-2010
PSD quer rever Decreto-Lei da concessão de exploração dos aeroportos nacionais
    Deputados consideram que as opções do Governo parecem conduzir à concentração de todas as estruturas aeroportuárias numa só empresa, alienando a oportunidade de estabelecimento de uma rede moderna e concorrencial de aeroportos.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas