Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Crescimento Económico: com este governo Portugal cresce pouco
Hugo Soares recordou que apesar da conjuntura externa extremamente favorável, dos 27 países da União Europeia, Portugal só está à frente de 7.
Para Hugo Soares os resultados do crescimento económico revelam a “ambição poucochinha” do governo e do Primeiro-Ministro. No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro centrado em torno do tema “Economia, Inovação e Conhecimento”, o líder parlamentar do PSD começou por elogiar os agentes económicos, os trabalhadores, as empresas, os portugueses e o governo pelos resultados conhecidos, mas lamentou que o governo não esteja a aproveitar a conjuntura. Recordando que o executivo tem beneficiado uma conjuntura externa extremamente favorável, o social-democrata afirmou que dos 27 países da União Europeia, Portugal só está à frente de 7. No que respeita às políticas para a inovação, tema que António Costa trouxe ao Parlamento, Hugo Soares desafiou o Primeiro-Ministro a aprovar as medidas já propostas pelo PSD e recordou que o Roteiro para a Inovação que o governo vem agora promover já está a ser feito pelo Grupo Parlamentar do PSD há 2 meses.
De seguida, Hugo Soares repetiu a acusação de que o governo deu uma “machadada na legislação laboral” e, a propósito do caso da Autoeuropa, perguntou se António Costa acredita que existem “limites morais e éticos ao trabalho extraordinário” e se “pretende mudar a lei”. Perante o silêncio do governante, Hugo Soares acusou António Costa de “falta de respeito em relação à bancada do PSD” e disse que o que está na base desta questão é um “despacho que autoriza que trabalhadores possam fazer 850 horas de trabalho extraordinário no Porto de Lisboa”.
Outro dos temas abordados pelo social-democrata foi a da adoção ilegal de crianças denunciada numa reportagem televisiva. Frisando que “chega de silêncios ensurdecedores” e que “se há matéria em que o Estado não pode falhar é na proteger os mais frágeis”, Hugo Soares questionou se “foi determinada alguma auditoria aos serviços da Segurança Social e que acompanhamento esta o Governo a fazer àquelas mães”. Em face da resposta de António Costa, o líder da “bancada-laranja” afirmou que “a demissão do Governo de procurar saber o que aconteceu é uma vergonha nacional”.
A terminar, Hugo Soares abordou o tema dos lesados do BES para perguntar ao Primeiro-Ministro se “mantém a tese de que os contribuintes não vão pagar a sua solução para os lesados do BES”, adiantando que “o país está habituado a que o PS deixe as faturas para a frente, para os outros pagarem”.

14-02-2018 Partilhar Recomendar
22-02-2010
Deputados do PSD questionam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
    Sociais-democratas aproveitaram a discussão do Orçamento do Estado para o Ministério de Mariano Gago para pedir esclarecimentos
19-02-2010
PSD questiona possibilidade de reabertura da Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes
    Deputados alertam a necessidade de proteger a criatividade nacional
19-02-2010
PSD pede divulgação dos dados referentes ao registo e licenciamento de patentes
    Deputados querem acesso ao número de pedidos nacionais, europeus e internacionais
12-02-2010
Desemprego feminino é preocupante
    Margarida Almeida mostrou-se preocupada com o elevado desemprego feminino e questionou a Ministra sobre qual a atitude que o Governo pensa tomar.
11-02-2010
PSD aponta falhas nos Programas de Apoio ao Empreendedorismo Jovem
    Deputados supervisionam desempenho do Programa FINICIA Jovem
11-02-2010
PSD avalia Programas de combate ao Desemprego e Desemprego Jovem
    Sociais-democratas solicitam envio de dados disponíveis que atestem os resultados obtidos pelo IEFP
05-02-2010
Deputados eleitos pelos Açores alertam para falta de crédito para empresas no arquipélago
    Mota Amaral e Joaquim Ponte pedem respostas concretas do Governo para evitar colapso de empresas
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas