Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Saúde: avaria no INEM é “inaceitável”
Os deputados do PSD criticam a falta de explicações por parte do Ministro.
As deficientes comunicações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colocam em causa o sistema de emergência médica nacional, como sucedeu em 2 de fevereiro, entre as 15h30 e as 18h30, com a central telefónica do INEM inoperacional. A interrupção nas comunicações obrigou à ativação de um plano de contingência e ao reencaminhamento das chamadas de emergência para telemóveis de reserva. O PSD considera “inaceitável” esta avaria que gerou “um enorme alarme social em virtude de ter sido posto em causa um instrumento fundamental do socorro às populações”.
Os deputados pedem, por conseguinte, a intervenção do ministro da Saúde e criticam, desde logo, a falta de explicações de Adalberto Campos Fernandes.
“O INEM está a ser vítima de uma gestão deficitária e sem capacidade de implementar um plano de ação e uma estratégia. Acresce a falta de compromisso do Governo para com o Instituto e os seus trabalhadores. Sucedem-se os casos de incapacidade de resposta, sendo a quebra verificada do serviço extremamente preocupante, quando está em causa o socorro em casos de emergência”, denuncia Miguel Santos, vice-presidente do grupo parlamentar.
Para o PSD, é preocupante a incapacidade da tutela em ultrapassar as dificuldades nas telecomunicações do INEM. “Após a avaria referida, ‘o sistema foi reposto mas com dificuldades’”, explica, acrescentando que, “no âmbito do CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] da cidade do Porto, foram distribuídos seis telemóveis em vez dos 20 postos diretos que existem, habitualmente, provocando o caos e dificuldades no sistema de atendimento de chamadas”.
O sistema de emergência médica nacional só será eficaz se o INEM conseguir dar resposta às solicitações das populações, 24 horas por dia, pelo que, alertam os deputados social-democrata, devem ser assegurados “equipamentos na área das telecomunicações e informática que permitam coordenar e rentabilizar eficazmente os meios humanos e recursos técnicos existentes”.

Perguntas dirigidas ao ministro da Saúde

  • “Confirma o Governo a ocorrência de uma avaria na Central Telefónica do INEM no passado 2 de fevereiro de 2018?
  • Qual a natureza da referida avaria e quais as suas causas?
  • Quais os procedimentos previstos e os meios técnicos e materiais contemplados no Plano de Contingência do INEM para situações de falha das comunicações normais?
  • Que meios foram efetivamente disponibilizados para efeitos de possibilitar o reencaminhamento das chamadas de emergência para o INEM ao longo do período da avaria verificada, designadamente no CODU sediado no Porto?
  • Que medidas concretas pretende o Governo tomar para prevenir a ocorrência de novas avarias na Central Telefónica do INEM?”

09-02-2018 Partilhar Recomendar
09-03-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro questionam prestação de serviços da Hemodiálise
    Deputadas pedem respostas da ERS e Autoridade da Concorrência
05-03-2010
População de Bragança continua à espera de apoios do Governo
    Adão Silva alerta para necessidade de intervir na aldeia de Portelo, após inundações provocadas pelo mau tempo
05-03-2010
PSD obtém garantia de construção do Centro e Saúde de Oliveira do Bairro
    A garantia foi transmitida na sequência do envio de perguntas ao Governo, após visita dos parlamentares social-democratas a Oliveira do Bairro
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas