Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Bruno Coimbra: “é imperativa a redução da dependência do plástico”
O deputado apresentou a iniciativa do PSD que recomenda ao Governo que promova estudos sobre as alternativas à utilização de louça descartável de plástico e que defina uma estratégia para a redução gradual da sua utilização.
“A redução do impacto ambiental das atividades humanas, a preocupação ambiental e o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e da estratégia definida pelo acordo de Paris, é algo que mobiliza as diferentes forças partidárias, a sociedade e os cidadãos”. Estas foram as palavras iniciais de Bruno Coimbra na apresentação do Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que promova estudos sobre as alternativas à utilização de louça descartável de plástico, realize campanhas de sensibilização para a redução do seu uso e defina uma estratégia para a redução gradual da sua utilização.
De seguida, o social-democrata recordou que, por forma a garantir um desenvolvimento sustentável, uma ação climática eficiente e uma sociedade mais livre do carbono, o mundo está perante o enorme desafio da mudança de hábitos de produção e de consumo, do uso eficiente de recursos e da redução do desperdício. Nesse sentido, adianta, “é imperativa a redução da dependência do plástico”.
Sublinhando que a produção e consumo massivo de embalagens e utensílios de plástico descartáveis atinge valores de tal ordem que o seu impacto se tornou uma ameaça de grandes proporções para o equilíbrio ambiental do planeta, dos oceanos, dos ecossistemas e das cadeias tróficas, Bruno Coimbra lembrou o passo dado pelo governo do PSD no sentido de apostar no desenvolvimento e crescimento sustentáveis e de se posicionar na liderança da nova tendência global da economia verde e da economia circular. “Foi com um plano estratégico, o Compromisso para o Crescimento Verde, que estabelecemos metas ambiciosas e exequíveis. Ficarão também sempre associadas ao melhor desempenho ambiental, o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos e a Reforma da Fiscalidade Verde, esta última responsável pela redução drástica da utilização de sacos de plástico leves em Portugal e de uma enorme e positiva mudança de hábitos de vida dos portugueses com notórios ganhos ambientais para o país e para o planeta”.
Reconhecendo que este é um caminho inacabado, Bruno Coimbra afirmou que “é importante agir de forma gradual e sustentada e eficiente, medindo bem todos os efeitos e impactos económicos e sociais das nossas decisões”. “Importa por isso, para cada uma das medidas que se venham a tomar, garantir os respetivos estudos e conhecimento das alternativas e dos impactos e assegurar o tempo de adaptação dos diferentes setores económicos envolvidos. Mas importa, sobretudo, prosseguir o caminho da mudança de hábitos e de produção e de consumo, garantindo a priorização da utilização de materiais reutilizáveis duráveis, a utilização de materiais recicláveis e reduzindo e abandonando gradualmente, mas de forma célere e efetiva, os poluidores descartáveis sem potencial de serem reintroduzidos na cadeia produtiva”. Nesse sentido, adianta o parlamentar, vem a iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD que “recomenda ao governo que estude e apresente as alternativas disponíveis no mercado, ou a criar, para a substituição da utilização de louça descartável de plástico na restauração. Que realize campanhas de sensibilização para a redução do uso de louça e embalagens descartáveis no setor da restauração e junto da população em geral. E que defina uma estratégia de redução gradual mas efetiva, da utilização de louça descartável de plástico até à sua eliminação no setor da restauração”.

02-02-2018 Partilhar Recomendar
23-03-2018
PSD defende a descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória
    António Ventura apresentou o Projeto de Resolução dos sociais-democratas.
16-03-2018
PSD defende a realização de um estudo de impacto ambiental transfronteiriço relativamente às minas de urânio em Retortillo-Santidad
    Ângela Guerra apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
13-03-2018
PSD recomenda uma atuação de emergência na orla costeira do Algarve
    Os sociais-democratas exigem uma inventariação urgente das situações de risco no litoral algarvio.
21-02-2018
PSD critica passividade do governo em relação às minas de urânio junto à fronteira
    Emília Cerqueira alertou para os impactos ambientais destas minas a céu aberto.
08-02-2018
Laura Magalhães: “as questões da educação ambiental assumem uma importância vital”
    A deputada refere que através do trabalho desenvolvido nas escolas poderemos alterar os comportamentos das famílias.
19-01-2018
PSD disponível para encontrar soluções equilibradas que respondam ao problema do atropelamento de animais
    José Carlos Barros lamentou a falta de adesão à realidade do PAN, que defende a “duplicação de estradas, rodovias e ferrovias para se proceder à mitigação de riscos.”
05-01-2018
PSD defende a adoção de medidas para defesa do rio Tejo
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pelo deputado Manuel Frexes.
21-12-2017
“Processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente”
    No debate sobre prospeção de hidrocarbonetos, José Carlos Barros lembrou que o Parlamento aprovou a iniciativa do PSD que visa a elaboração de um Livro Verde sobre este tipo de prospeções.
07-12-2017
Maurício Marques expressa concordância do PSD com a necessidade de uma revisão da Convenção de Albufeira
    O deputado lembra que a preocupação do PSD com esta matéria é antiga e não surgiu agora que se agrava a situação de seca em Portugal.
07-12-2017
PSD defende a obrigatoriedade da apresentação anual de um plano de atuação com vista a fiscalizar e monitorizar a qualidade do ar interior
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pela deputada Emília Cerqueira.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas