Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“PSD deu um contributo decisivo para a melhoria da eficácia e do prestígio das forças de segurança”
Sara Madruga da Costa considera que o Estatuto da PSP foi um sinal claro e inequívoco de que o PSD pretendia fornecer mecanismos e instrumentos para garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das suas funções.
O Parlamento apreciou, esta quinta-feira, uma Petição que pretende ver concretizada a compensação remuneratória pelo risco assumido na profissão de profissional de polícia. Em nome do PSD, Sara Madruga da Costa começou por saudar os peticionários e por reconhecer que os profissionais da PSP enfrentam diversas situações de extrema perigosidade e por isso estão sujeitos muitas vezes ao stress e a riscos imponderáveis. “É do conhecimento de todos que há um risco constante e permanente no exercício destas funções que se prolonga para além do horário de serviço. Esta Petição representa, verdadeiramente, a vontade que existe no reconhecimento pela missão que os profissionais de polícia desempenham e, de forma particular dos riscos que enfrentam”.
De seguida, a deputada recordou que o PSD deu um contributo decisivo para a melhoria da eficácia e do prestígio das forças de segurança no anterior Governo, com a aprovação do novo Estatuto da PSP. “O novo Estatuto da PSP foi um sinal claro e inequívoco de que o PSD pretendia fornecer mecanismos e instrumentos para garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das suas funções. É por isso, que o Estatuto aprovado pelo anterior Governo, contém uma previsão expressa e inovadora que, de forma autónoma reconhece a compensação do risco assumido por estes profissionais. O PSD orgulha-se pois do contributo que deu e defende a importância de existirem mecanismos e instrumentos que permitam garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das funções que estatutariamente lhes são cometidas”.
Sara Madruga da Costa referiu ainda que no anterior Governo o PSD assumiu como prioridade de primeira linha, a adoção de políticas e de medidas concretas para fazer de Portugal um País mais seguro, para reforçar a autoridade do Estado e a eficácia e prestígio das forças de segurança. “Para o PSD este é um domínio em que o investimento apresenta, tanto a curto, como a médio e longo prazo, vantagens e benefícios exponenciais. A eficácia e o prestígio das forças de segurança está dependente, naturalmente, da previsão e concretização de medidas adequadas para responder cabalmente às exigências atuais relacionadas com o desempenho da sua missão”.
Dado o primeiro e fundamental passo, Sara Madruga da Costa declarou que falta agora dar o passo seguinte e escolher o melhor caminho para concretizar uma efetiva compensação aos profissionais de polícia. “O PSD prefere um caminho que evite a multiplicidade da atribuição de subsídios na administração pública integrando a compensação devida na própria remuneração. Só assim se evitarão eventuais situações de desigualdade”, rematou.

11-01-2018 Partilhar Recomendar
13-04-2018
Maurício Marques exige ao que governo apoie os pequenos agricultores afetados pelos incêndios
    O deputado defendeu a abertura de uma nova fase de candidaturas para apoiar os “lesados pela incompetência do governo”.
13-04-2018
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
    Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
05-04-2018
Cultura: governo não honrou a palavra dada
    Fernando Negrão saudou os agentes culturais por terem desencadeado a maior onda de contestação na Cultura das últimas décadas.
05-04-2018
Ângela Guerra participou em homenagem aos bombeiros que combateram os incêndios no concelho de Gouveia
    A deputada sublinhou a importância de se reconhecer o trabalho desenvolvido pelos “verdadeiros heróis do verão passado”.
04-04-2018
Incêndios: “temos hoje um país sem meios e sem uma estratégia sustentável para combater os fogos”
    Nuno Serra lamenta que “o Governo continue fechado na sua propaganda, desprezando qualquer conselho ou proposta da oposição”.
04-04-2018
Luís Pedro Pimentel considera que a preparação da época de incêndios está a falhar
    O deputado entende que, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca.
04-04-2018
Emília Cerqueira: discurso do governo choca com a realidade
    A deputada apelou ao Ministro da Administração Interna para colocar mais seriedade e menos demagogia no debate.
04-04-2018
Duarte Marques: “preparação da época de incêndios está ainda mais atrasada”
    O social-democrata acusou o executivo de não ter aprendido nada com as desgraças do ano passado.
29-03-2018
PSD quer que o governo acelere a regulamentação dos metadados para os Serviços de Informação
    Luís Marques Guedes alertou que Portugal arrisca-se a ser o único país europeu sem acesso a esta ferramenta de combate ao terrorismo.
09-03-2018
Sara Madruga da Costa acusa o governo de “continuar a fingir que governa”
    A deputada reuniu com guardas noturnos e denunciou a inoperância do executivo.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas