Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende a eliminação de problemas e bloqueios que dificultam a vida às empresas
António Costa Silva apresentou o Projeto de Resolução do PSD que visa suprimir os entraves que dificultam a atividade económica e o investimento.
“Estes 2 últimos anos não têm sido nada «saborosos» para as nossas empresas, sobretudo para as micro, pequenas e médias empresas. As empresas têm sido sistematicamente atacadas por este governo. Desde o agravamento fiscal no Alojamento Local, a outros setores dinâmicos da atividade económica. O aumento do IRC, ISP, Derrama, IUC, impostos sobre o açúcar e outros impostos, têm vindo a agravar fortemente a capacidade de tesouraria das empresas”. Foram estas as palavras iniciais de António Costa Silva, na apresentação do Projeto de Resolução do PSD pela eliminação de problemas e bloqueios legais e administrativos que dificultam a vida às empresas.
De acordo com o deputado, a instabilidade fiscal é outra matéria que preocupa fortemente as empresas. “Todos anos é o mesmo drama. As empresas estão sempre assustadas com o panorama que se segue. Todos os anos existem agravamentos fiscais. Compromissos de médio prazo, tal como foi acordado pelo PS com PSD e CDS, como foi exemplo a estabilização do IRC, não interessam nada a este governo. São raríssimas as vezes que este governo assume compromissos de médio e longo prazo. Tudo é medido na perspetiva do curto prazo, apenas para responder às suas clientelas habituais”.
De seguida, o social-democrata lembrou que na perspetiva do PSD o Estado tem a obrigação de suprimir os entraves que dificultam a atividade económica e o investimento. Nesse sentido, adianta, o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata propôs as seguintes iniciativas:
  • Criação e implementação dos Programas necessários ao desenvolvimento nas micro, pequenas e médias Empresas do sector da Indústria de processos de requalificação empresarial mais competitivos, suscetíveis de absorver profissionais qualificados e potenciar o surgimento de novas fileiras produtivas, geradoras de um aumento das exportações e de desenvolvimento económico;
  • Estudar a redução dos custos fixos e de contexto que dificultam o desenvolvimento económico, tendo como grandes objetivos a redução e a harmonização das taxas relativas à eletricidade, aos combustíveis, ao tratamento de resíduos e de outras que agravam as dificuldades do tecido empresarial;
  • Proceder à feitura de um Livro Branco para a consolidação, atualização e simplificação da legislação da área da Economia, hoje largamente dispersa e desatualizada, por ramo de atividade;
  • Criação de uma Comissão Permanente para a Desburocratização da Economia, onde as entidades mais representativas do Setor Empresariais e do Setor Social tenham obrigatoriamente assento, incumbindo-a, entre outras, da função de acompanhamento da produção legislativa e da sua implementação, mediante a emissão de relatórios semestrais onde identifique os problemas existentes e propostas de resolução;
  • Proceder à simplificação dos atos sujeitos a registo mediante a partilha imediata da informação entre os vários serviços da Administração Pública e, bem assim, de todos os editais e outras informações, até agora, de afixação obrigatória nos estabelecimentos da Restauração, Bebidas e Similares e de outros estabelecimentos comerciais”.
A terminar, António Costa Silva enfatizou que “a eliminação de problemas e bloqueios legais e administrativos que dificultam a vida às empresas é uma prioridade para o PSD”.
19-12-2017 Partilhar Recomendar
23-06-2017
José Silvano levanta dúvidas em relação ao Projeto de Lei que visa aprovar o regime de regularização de cidadãos estrangeiros indocumentados
    O deputado afirmou que é preciso analisar mais esta matéria para que não se corram riscos.
23-06-2017
Governo liderado pelo PSD foi incansável em criar mecanismos alternativos ao regime jurídico da insolvência
    A garantia foi deixada por Joel Sá no Plenário.
08-06-2017
Luís Montenegro acusa o governo de atingir objetivo do défice à custa de cortes na saúde e educação
    O líder parlamentar do PSD confrontou António Costa com as consequências desses cortes cegos.
30-05-2017
Luís Montenegro acusa o Governo de ter “duas caras”
    O deputado recorreu ao caso da regularização dos precários para exemplificar esta duplicidade de posições do executivo.
24-05-2017
Joel Sá destaca esforço e resiliência das empresas e trabalhadores nacionais
    O deputado recordou que este sector necessita de estabilidade e previsibilidade ao nível fiscal e laboral.
24-05-2017
Virgílio Macedo fala num governo com muita retórica e pouca ação
    O deputado criticou a falta de ambição do executivo.
23-05-2017
Luís Montenegro acusa o Governo de viver “à custa da herança”
    O líder parlamentar do PSD frisou que o executivo tem de colocar Portugal a crescer pelo menos o dobro do que crescemos no ano passado.
10-05-2017
Luís Montenegro desafia o governo a fazer uma reforma da Segurança Social e “não remendos”
    O social-democrata exigiu a António Costa a máxima seriedade e respeito pelos atuais e futuros pensionistas.
26-04-2017
Passos Coelho acusa o PS de lidar mal com entidades independentes
    O líder do PSD recordou a velha máxima socialista de que “quem se mete com o PS leva”.
26-04-2017
25 de Abril: só “uma sociedade livre, justa e inclusiva” acaba com privilégios e corrupção
    Teresa Leal Coelho defendeu que a sociedade deve libertar-se dos privilégios injustificados, da corrupção, do compadrio e da opacidade.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas