Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Professores da Madeira discriminados e excluídos do concurso interno a nível nacional
Sara Madruga da Costa considera que esta é mais uma situação “inadmissível de bloqueio” por parte do Ministério da Educação.
Os professores que lecionam na rede escolar da Madeira têm sido excluídos do concurso interno de acesso ao quadro continental, o que tem levado à apresentação de várias queixas junto do Sindicato Democrático do Professores da Madeira (SDP).
A deputada do PSD à Assembleia da República, Sara Madruga da Costa, reuniu no Funchal com os dirigentes do SDP-M considerando que esta é mais uma situação “inadmissível de bloqueio” do Ministério da Educação, em relação à Região, que através de um Aviso de Abertura de Concurso e de uma plataforma informática feitas à medida para o efeito tenha como consequência a exclusão dos professores da Madeira.
“Estamos perante uma nova discriminação aos professores da Madeira” disse, sublinhando que o Ministério da Educação tem obrigatoriamente de criar condições que permitam uma efetiva mobilidade entre os professores do quadro regional e os professores do quadro nacional.
“Os docentes da Região não podem sair prejudicados nem discriminados em função do território onde se encontram a residir, nem por outro lado impedidos de mudarem de local ou do quadro”, defendeu Sara Madruga da Costa.
Mas a discriminação vai mais longe, referiu, apontando a diferença de critérios entre a Madeira e os Açores no que diz respeito ao acesso do concurso interno do quadro nacional.
“Exigem-se mais condições aos professores que estão nas escolas da Madeira do que se exige aos professores que lecionam nos Açores” lamentou, acusando o Ministério da Educação de tentar dificultar o acesso dos professores da Região ao concurso nacional desde 2016.
“Em dezembro conseguimos obrigar o Ministério da Educação a retroceder na sua intenção de remeter os professores oriundos da região da atual 2.ª prioridade do concurso para as últimas prioridades da República”, lembrou, dizendo que não irá aceitar que Ministério da Educação volte novamente a discriminar os professores do quadro da Madeira, impedindo-os de acederem ao concurso nacional, através de um Aviso de Abertura de feito à medida para o efeito.
“Não existe assim a tão apregoada reciprocidade do governo da república, na mobilidade dos professores entre os vários quadros a nível nacional, mas um real e efetivo bloqueio à mobilidade dos professores do quadro da Madeira”, concluiu.


28-06-2017 Partilhar Recomendar
13-04-2018
Sara Madruga da Costa visitou o Porto Santo
    A deputada visitou a esquadra da PSP, o Tribunal, o radar meteorológico e reuniu com o Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo.
12-04-2018
Paulo Neves destaca sucesso do Registo de Navios da Madeira
    O social-democrata desafiou a Ministra do Mar a apoiar este Registo que já é o terceiro maior da Europa.
06-04-2018
PSD quer corrigir os erros e injustiças do concurso de mobilidade interna de professores
    Margarida Mano condenou o governo pela atitude de negação do erro, pela violação do princípio de que o Estado é uma pessoa de bem e pela completa insensibilidade às pessoas.
05-04-2018
ADSE dá razão a reivindicações dos deputados da Madeira
    Sara Madruga da Costa e Paulo Neves reuniram com o Presidente da ADSE que confirmou as suspeitas dos deputados.
29-03-2018
Deputados da Madeira exigem a António Costa um pedido de desculpas
    Em causa as acusações, desmentidas pelo INE, de que a Madeira teria prejudicado o défice nacional.
22-03-2018
Com este governo assistimos a muitos anúncios e pouca concretização
    Nilza de Sena considera que essa concretização é crucial para que Portugal não continue a ter o quinto crescimento mais baixo da Europa.
22-03-2018
Sara Madruga da Costa exige a resolução dos problemas dos reembolsos da ADSE
    A deputada considera “inadmissível a forma como este assunto tem vindo a ser tratado pelo governo”.
22-03-2018
Sara Madruga da Costa destaca importância de se encontrar a melhor solução legislativa para proteger a casa de morada de família dos portugueses
    A deputada referiu que a procura desta solução exige sensatez e ponderação.
22-03-2018
Greve dos professores também é contra o PCP
    Segundo Álvaro Batista este descontentamento revela que os comunistas estão “a vender o seu apoio ao PS em troca de nada”.
16-03-2018
Os professores não confiam e sentem-se enganados pelo governo
    Germana Rocha acusou a esquerda de apostar numa política do “faz de conta” e de não cumprir com as expetativas criadas.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas