Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ensino Superior: PSD defende a determinação dos preços do alojamento e refeições em função do indexante de apoios sociais
Segundo Margarida Balseiro Lopes esta proposta visa “travar o maior aumento de preços de sempre”.
Margarida Balseiro Lopes apresentou o Projeto de Lei do PSD que visa a determinação dos preços do alojamento e das refeições a estudantes do ensino superior em função do indexante de apoios sociais. Segundo a deputada, com esta iniciativa os sociais-democratas pretendem “travar o maior aumento de sempre do preço de refeições e alojamento no Ensino Superior. Trata-se de um problema que não é apenas dos estudantes, é sobretudo de um país que tem na Educação um dos seus eixos de desenvolvimento.”
Dirigindo-se às bancadas da esquerda, a parlamentar lembrou que nesta matéria, como noutras, “o PSD tem um vasto legado, do qual se orgulha, porque sempre promovemos o alargamento da base social de acesso ao ensino superior, sempre defendemos a eliminação das desigualdades sociais, sempre pugnámos pela mobilidade social e fomos responsáveis pelas mais significativas melhorias no sistema de ação social. Legado esse que sai reforçado com este Projeto de Lei”.
De seguida, a parlamentar afirmou que o Estado deve garantir a existência de um sistema de ação social que permita o acesso ao ensino superior e a frequência das suas instituições a todos os estudantes que reúnam as condições académicas para o frequentar. Contudo, adianta, “ preço das refeições das cantinas às quais todos os estudantes podem aceder e o preço fixo do alojamento para bolseiros estão indexados ao salário mínimo nacional que aumentou 5%. Enquanto isso, a bolsa de estudo está associada ao Indexante de Apoios Sociais que aumentou 0,5%. Assim, se nada for feito, a partir de outubro deste ano, os estudantes bolseiros perderão rendimento, uma vez que os custos que têm com as refeições e o alojamento aumentarão 10 vezes mais do que aumentará a sua bolsa de estudo”.
Tendo em conta este cenário, Margarida Balseiro Lopes anunciou que o PSD defende: a manutenção dos preços atualmente em vigor das refeições e do alojamento; a definição de um preço fixo, e não mínimo, das refeições; a proibição da adição de taxas ou suplementos obrigatórios no preço do alojamento; e finalmente, a indexação destes preços ao IAS.
A terminar, a deputada frisou que “a solidariedade da sociedade, que se manifesta de forma organizada e estruturada no sistema de ação social, através de bolsas e de apoios como as residências e as cantinas, não é uma forma de subsidiar quem menos tem, não é uma forma de renovar o ciclo de pobreza, não é uma forma de manter qualquer tipo de controlo social sobre quem atravessa dificuldades. É sim, o melhor exemplo do que deve um país fazer no combate às desigualdades sociais, garantindo que não é o tamanho ou o material do berço em que nascemos que limita o tamanho dos nossos sonhos”.

30-03-2017 Partilhar Recomendar
09-01-2018
“Os serviços públicos estão a degradar-se todos os dias. Na saúde é o caos completo"
    Hugo Soares aponta o dedo ao governo das esquerdas e alertou para o caos no sector da saúde.
21-12-2017
2017 teve menos dinheiro para a ciência do que no tempo da troika
    Duarte Marques lembrou que em 2017 houve menos dinheiro para a ciência do que no tempo da troika.
13-12-2017
O Governo prometeu mais investimento no Ensino Superior e não cumpriu
    Margarida Mano frisou que neste momento há um verdadeiro problema de desconfiança em relação ao Ministério da Ciência e Ensino Superior.
12-10-2017
PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT
    Nilza de Sena lamentou o “imobilismo” do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
12-10-2017
Governo diminuiu a verba destinado à ciência
    Emídio Guerreiro lembrou que nem no tempo da troika o orçamento destinado à ciência foi tão baixo.
12-10-2017
Falta de ligação entre o setor científico e setor empresarial revela incompetência do governo
    A acusação foi deixada por António Costa Silva no Plenário.
12-10-2017
PSD apresenta seis iniciativas sobre “Conhecimento e Criação de Valor”
    Margarida Mano expôs as propostas dos sociais-democratas e sublinhou a importância de uma maior ligação entre as universidades e as empresas.
23-06-2017
Duarte Marques: “PSD ajudou a trazer justiça aos professores dos politécnicos”
    O deputado lamentou que o governo anuncie uma coisa e faça outra.
21-04-2017
Nilza de Sena frisa necessidade de se dar estabilidade, autonomia e flexibilidade de gestão às Instituições de Ensino Superior
    A deputada afirmou que não faz sentido acabar com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior sem uma avaliação dos seus resultados.
05-04-2017
Sara Madruga da Costa reúne com Universidade da Madeira
    Os constrangimentos resultantes da redução da dotação do último Orçamento de Estado foram um dos temas abordados no encontro.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas