Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Descentralizar competências para o poder local é um ato de inteligência do Estado”
Emília Santos recordou que a descentralização não está apenas no discurso, mas também na prática do PSD.
No debate sobre a descentralização de competências para os municípios e entidades intermunicipais, Emília Santos começou por recordar que final do ano passado o PSD teve a oportunidade de afirmar que “descentralizar competências para o poder local é um ato de inteligência do Estado”. Num novo debate sobre este tema, a deputada reafirmou essa posição do PSD, enfatizando que que o faz com a legitimidade de quem esteve sempre na linha da frente no processo de descentralização, com experiencias concretas que deram resultados e que importa retomar. “Hoje vimos cá reafirmar que o PSD não teve apenas um discurso descentralizador, como teve uma prática de concretização de reformas. Temos obra feita de que muito nos orgulhamos. Orgulhamo-nos de ter concluído, na anterior legislatura, as negociações para a execução dos projetos-piloto de descentralização nas áreas da Educação, Saúde e Cultura. Orgulhamo-nos de ter concluído a implementação destes projetos. Orgulhamo-nos de fechar um programa de contratualizações com 34 Municípios, abrangendo 1 milhão e 800 mil habitantes”.
Sublinhando a disponibilidade dos sociais-democratas para trabalhar uma solução que sirva melhor Portugal e os Portugueses, Emília Santos afirmou que o PSD estranha a posição do Governo relativamente aos contratos inter-administrativos em matéria de educação. “O Governo deu garantias expressas aos Municípios envolvidos que estes contratos, que têm a duração de 4 anos, seriam para cumprir. Pergunto, palavra dada é palavra honrada? Estranhamos, igualmente, a expressa vontade do governo transferir para os municípios a competência de avaliação dos imóveis para efeitos de cobrança de IMI. E estranhamos porque descentralizar não é chutar para canto as competências incómodas. Descentralizar é um trabalho sério para destinar cada tarefa a quem melhor a pode executar. Tem que haver ganhos na mudança e não recuos. Neste caso isto não está provado. Não podemos, por isso, concordar com esta inesperada proposta, como não podemos promover a incoerência na responsabilização da avaliação dos imóveis para efeitos de IMI”.
A terminar, Emília Santos frisou que o PSD tem propostas concretas e está disponível para as discutir. “Saberemos medir a nossa intervenção no processo pelo grau de abertura e diálogo que o Governo e o PS demonstrarem à apreciação das nossas propostas. Da nossa parte, não contem com cheques em branco”, rematou.

16-03-2017 Partilhar Recomendar
15-06-2018
Proposta do governo para alterar a Lei das Finanças Locais “é uma profunda desilusão”
    Manuel Frexes considera que é “imperioso que o governo corrija esta trajetória”.
15-06-2018
Descentralização: “o governo tem que respeitar os compromissos assumidos”
    António Costa Silva enfatizou que “os portugueses têm grandes expectativas para que o processo de descentralização seja um sucesso”.
15-06-2018
Lei das Finanças Locais: governo apresenta “uma mão cheia de nada”
    Berta Cabral lamentou a postura do executivo e recordou que o PSD está desde a primeira hora na vanguarda do processo de descentralização.
07-02-2018
Descentralização: também nesta matéria a palavra dada não foi palavra honrada
    Jorge Paulo Oliveira afirmou que o governo do PS está prisioneiro da esquerda mais radical que não quer a descentralização.
24-01-2018
Berta Cabral: “descentralização é um desígnio nacional”
    A deputada lamentou os atrasos do governo e garantiu aos municípios que o PSD os vai defender.
05-01-2018
Alojamento local: tudo faremos para que a esquerda não estrague uma atividade de sucesso
    Berta Cabral lembrou que este setor tem contribuído para o crescimento económico, criação de emprego, fixação de pessoas nos seus territórios e para a reabilitação urbana.
19-12-2017
PSD responde ao apelo das freguesias de Aves e Lordelo
    Emídio Guerreiro apresentou a iniciativa dos sociais-democratas referente à alteração dos limites territoriais destas freguesias.
24-11-2017
Jorge Paulo Oliveira faz um balanço positivo do Fundo de Apoio Municipal
    O parlamentar deu seguimento às sugestões da Associação Nacional de Municípios e apresentou a proposta que visa dar ao governo a possibilidade de apresentar uma nova proposta de revisão deste Regime.
22-11-2017
Autarquias: o governo descentralizou despesas e centralizou receitas
    De acordo com Berta Cabral o executivo incumpre a Lei das Finanças Locais em 74 milhões de euros.
11-10-2017
“PSD defende intransigentemente a descentralização”
    Berta Cabral apelou a “uma descentralização responsável que confira as condições para os autarcas exercerem convenientemente as suas responsabilidades”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas