Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Dirigentes do PS têm estado em manobras de intimidação dos fiscalizadores, reguladores e supervisores”
Carlos Abreu Amorim frisou que estas entidades têm de ser independentes em relação aos regulados, mas também perante o poder político.
No debate sobre supervisão bancária, Carlos Abreu Amorim começou por frisar que “é impossível conceber uma democracia livre e aberta sem a presença de entidades fiscalizadoras e reguladoras independentes. Há muito que o papel do Estado deixou de ser o de dirigir a economia”.
Segundo o Vice-Presidente da bancada do PSD, a independência das entidades reguladoras e de fiscalização tem de existir em relação aos regulados, supervisionados e fiscalizados, “mas também perante o poder político, porque essa é a própria essência e razão de ser da regulação. Em suma, a regulação e a fiscalização independentes contrapõem-se ao dirigismo do poder político”.
Contudo, adianta o social-democrata, os últimos dias e meses levantaram dúvidas em relação ao desaparecimento deste “dirigismo político”. “Será que em Portugal, apesar das piedosas intenções de independência do regulador, há ou não, por parte da atual maioria parlamentar, uma intenção de voltar aos tempos da intervenção direta em todos os sectores da socialidade, aos tempos em que todos obedeciam aos desejos dos responsáveis políticos? Do lado da extrema-esquerda mais radical sabemos que o dirigismo nunca foi abandonado. Mas o que dizer deste PS? Diz o PS que apoia a regulação a supervisão e a fiscalização independentes, mas o Presidente e líder do PS fez afirmações gravíssimas sobre esta matéria. Alguns dos principais dirigentes do PS têm estado em manobras evidentes de intimidação das vozes independentes dos fiscalizadores, reguladores e supervisores”.
Depois de afirmar que o PS não pode ser um partido de “duas caras”, Carlos Abreu Amorim alertou que não é possível salvaguardar a independências dessas entidades quando os principais dirigentes políticos “abalroam a dignidade dos reguladores e apoucam os seus protagonistas. Este PS tem que se definir. Não podemos aceitar esta lógica de intimidação que tem por trás o poder pelo poder e a vontade indomável deste PS de ocupar todos os espaços de poder”.

09-03-2017 Partilhar Recomendar
17-05-2018
Revelação dos maiores devedores contribui para a transparência e responsabilidade política
    António Leitão Amaro considera incompreensível que o PS queira quebrar a privacidade do depositante que acumulou rendimentos de trabalho de 50 mil euros, mas queira proteger o decisor e o grande devedor de centenas de milhões.
17-05-2018
PSD quer levantar o véu sobre os favores prestados pela Caixa a projetos que não tinham nenhuma viabilidade
    Inês Domingos afirmou que o governo usa “portugueses depositantes e clientes cumpridores como escudo para encobrir os grandes incumpridores”.
17-05-2018
Caixa Geral de Depósitos: “os portugueses têm o direito de saber qual a teia socialista que provocou o descalabro”
    Duarte Pacheco acusou ainda o Bloco de fazer “fretes” ao PS.
03-05-2018
PSD quer conhecer os devedores da CGD e questiona "de que tem medo" o governo
    Na apresentação do requerimento, António Leitão Amaro recordou eu “os portugueses tiveram no último ano que fazer um esforço de 4 mil milhões de euros para a recapitalização da Caixa”.
03-05-2018
Virgílio Macedo: é imperativo tornar o nosso sistema fiscal mais simples
    O social-democrata lamentou que três anos e meio após o governo tomar posse, não exista uma mudança de paradigma fiscal e ainda somos confrontados com mais aumentos de impostos.
20-04-2018
Programa de Estabilidade: PSD defende “uma alternativa de Mais Crescimento e Melhor Estado”
    Os sociais-democratas recomendam ao governo que prossiga a redução do défice e da dívida mas com “outro caminho de consolidação orçamental”.
23-03-2018
PSD está contra a entrada da Santa Casa no Montepio
    Adão Silva anunciou que o PSD vai apresentar uma iniciativa que pede ao Governo que proíba essa entrada.
16-03-2018
Duarte Pacheco acusa a esquerda de “hipocrisia fiscal”
    Na base da acusação do social-democrata está a “borla fiscal às empresas” dada pela esquerda.
16-03-2018
Esquerda insiste em dar uma enorme borla fiscal a um pequeno grupo de grandes empresas
    No Debate de Atualidade sobre “equidade e competitividade na tributação das empresas”, António Leitão Amaro anunciou que com a esquerda a EDP pagou 27 vezes menos impostos do que em 2015.
15-03-2018
Prevenção de incêndios: governo não aprendeu nada com o que aconteceu em 2017
    Fernando Negrão fala em dúvidas, hesitações, orientações contraditórias e instabilidade na Proteção Civil.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas