Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Eutanásia: debate deve ser feito com seriedade e sem clivagens político-partidárias
Carlos Abreu Amorim frisou que este é um debate que deve envolver a sociedade portuguesa.
O Parlamento apreciou, esta quarta-feira, Petição que solicita a despenalização da morte assistida. Carlos Abreu Amorim, intervindo em nome do PSD, começou por deixar uma saudação aos peticionários e por louvar o caminho seguido pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, no sentido de criar um Grupo de Trabalho que desenvolveu um trabalho sério e responsável. Um processo, espera o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, que possa ser seguido também na sequência da Petição com mais de 14000 subscritores que quer a proibição da Eutanásia que deu entrada recentemente na Assembleia.
De seguida, o social-democrata defendeu uma discussão elevada, séria, sem sectarismos e alicerçada no conhecimento que as decisões acerca desta matéria exigem abstraindo das querelas político-partidárias. “Porque, este não é nem pode ser metamorfoseado num debate meramente partidário, em que a esquerda pensa de uma maneira, o centro pensa assim-assim e a direita pensará assim-não. Perante a possibilidade de legislarmos sobre a eutanásia, nós, os legítimos representantes do povo português, não estamos perante uma decisão que contém clivagens ideológicas stricto sensu. Trata-se de uma matéria que atravessa a sociedade e os partidos de modo transversal, sem olhar a filiações ou simpatias políticas, nem mesmo a opções religiosas”.
Admitindo que a maioria das pessoas terá dúvidas, tal como os deputados, Carlos Abreu Amorim sublinhou que “este tema confronta-nos com o lado mais profundo e indesvendável da nossa condição humana, o momento do nosso fim como pessoas. Não é esse o instante único que nos poderá definir como seres humanos mas será sempre parte fundamental da memória que restará daquilo que fomos”.
No que respeita à postura do PSD, o social-democrata garantiu que “a liberdade de voto terá de ser exercida com uma verdadeira consciência livre e esta só pode ser adquirida quando acompanhada pela melhor informação e esclarecimento. Os deputados do PSD já no próximo dia 9 realizarão um Colóquio sobre esta matéria para o qual convidamos os deputados de todos os partidos. Ouviremos diferentes opiniões, escutaremos especialistas de áreas variadas, da ética, da medicina e do direito, dando início a um debate informativo e formativo que nos permita alcançar, a cada um de nós, uma decisão bem alicerçada”.
A terminar, Carlos Abreu Amorim enfatizou que o “PSD estará sempre na linha da frente desta discussão, sem populismos nem soluções facilitadas e em saldo, mas com a seriedade e a responsabilidade que os portugueses se habituaram a esperar de nós”.
Antes, no seguimento de uma declaração política do CDS-PP sobre cuidados paliativos e eutanásia, Carlos Abreu Amorim já tinha frisado que este é um debate fundamental que deve começar no Parlamento, atravessar toda a sociedade portuguesa, e ter o seu culminar no Parlamento. Para esse debate, defende o Vice-Presidente da bancada do PSD, os partidos não devem assumir uma posição como a que foi assumida pelo PS e BE nas suas intervenções, de tentar fazer com que este seja um debate entre os adeptos da modernidade e os imobilistas. “Que fique bem claro, o PSD recusa qualquer perspetiva ferroviária. Não há de um lado os defensores da modernidade e do progresso e do outro lado os defensores do seu contrário. Todos têm lugar neste debate e este debate deve ser feito com seriedade, com responsabilidade e sem clivagens político-partidárias. O debate sobre a eutanásia não é um debate em que há partidos de um lado e do outro. O PSD, tal como outros, dará liberdade de voto, cada deputado decidirá em consciência, com informação, com responsabilidade”.


01-02-2017 Partilhar Recomendar
Intervenção de Carlos Abreu Amorim no Plenário
09-02-2018
Carlos Abreu Amorim apresenta iniciativas do PSD com vista à proteção das pessoas idosas
    O deputado considera ser crucial dar respostas adequadas à realidade em que vivemos.
07-02-2018
Governo do PS atribui uma “total irrelevância” às políticas direcionadas aos idosos
    Teresa Morais recordou que a “coligação negativa” de esquerda chumbou todas as iniciativas de proteção e promoção dos direitos dos idosos apresentadas pelo PSD.
13-01-2017
Postura da esquerda no debate sobre os Direitos das Pessoas Idosas foi “chocante” e “deprimente”
    Luís Montenegro criticou duramente os partidos que suportam o governo afirmando que “estão embriagados com o poder que têm hoje de poder chumbar tudo”.
13-01-2017
PSD apresenta propostas pela Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas
    Teresa Morais explicou as iniciativas dos sociais-democratas que visam promover o envelhecimento positivo e uma cultura de participação das pessoas idosas.
02-06-2016
“O PSD considera que as pessoas com mais de 60 anos devem ser valorizadas e apoiadas”
    Feliciano Barreiras Duarte salientou o empenho do PSD em ter estas matérias como prioritárias na agenda política.
02-06-2016
Não vemos qualquer estratégia do Governo para a promoção do envelhecimento ativo
    Mercês Borges considera que o Estado tem que saber corresponder às novas expectativas e necessidades dos cidadãos idosos.
02-06-2016
Governo PSD alargou a rede de cuidados continuados integrados em cerca de 50%
    Ângela Guerra quis saber se o PS se vai juntar à extrema-esquerda no ataque ao sector social.
02-06-2016
Helga Correia lamenta que a esquerda radical não valorize as entidades do setor social e solidário
    A deputada realçou o papel relevante assumido por estas entidades.
02-06-2016
Margarida Balseiro Lopes defende a valorização do papel das Universidades Seniores
    A deputada anunciou que o PSD apresentará brevemente uma iniciativa legislativa nesse sentido.
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas