Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD propõe lei de dispensa aos funcionários públicos que sejam bombeiros
A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pela deputada Andreia Neto.
Andreia Neto apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Lei do PSD que visa alterar o jurídico aplicável aos bombeiros portugueses no território continental. Segundo a deputada, durante a Fase Charlie, período crítico determinado no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, há mais de uma década que anualmente vem sendo aprovado, através de Resolução de Conselho de Ministros, um regime excecional de dispensa de serviço público dos trabalhadores da administração direta e indireta do Estado, que cumulativamente detenham a qualidade de bombeiro voluntário, quando são chamados para combater um incêndio florestal. Recordando que essa dispensa de funções públicas tem sido sempre considerada excecional e dependente de caso a caso e ano a ano de uma Resolução expressa do Conselho de Ministros, a deputada afirmou que, para o PSD, “as circunstâncias que determinam esta dispensa não devem estar dependentes de avaliações de circunstâncias ou decisões políticas seja qual for a sua natureza ou origem”.
De seguida, a social-democrata recordou que o reconhecimento da necessidade deste mecanismo facilitador tem sido unanime por parte de todos os Governos. Contudo, adianta, “este ano o Governo entendeu, apesar da violenta vaga de incêndios que assolou o nosso país, exigindo o máximo esforço de todos os bombeiros voluntário, não ser necessária a aprovação deste regime excecional. O PSD não compreende a mudança de atitude do Governo quanto a esta questão, nem pode aceitar as razões invocadas, pelo contrário entendemos que esta atitude não reconhece o mérito da função de bombeiro voluntário”.
Assim, considera Andreia Neto, “a determinação da fase Charlie como a época mais crítica de combate a incêndios florestais, deveria operar de forma automática e, por força da própria lei, a entrada em vigor deste regime excecional. Prova provada que naquilo que interessa é possível haver consensos, registamos que os demais grupos parlamentares a nós se quiseram juntar”.
A terminar, a parlamentar frisou que pela missão que os bombeiros desenvolvem é justo o reconhecimento de todos, a todos estes homens e mulheres que diariamente no terreno, velam pelo bem-estar das populações que servem com dedicação, com empenho e com sacrifício pessoal e a quem também desta forma o PSD quis homenagear e fazer justo reconhecimento.

26-01-2017 Partilhar Recomendar
18-10-2017
PSD desafia António Costa a apresentar Moção de Confiança
    A propósito dos incêndios, Hugo Soares criticou a “soberba, displicência e negligência” do Primeiro-ministro e desafiou-o a pedir desculpa aos portugueses.
18-10-2017
PSD manifesta o seu profundo pesar pelas vítimas dos incêndios
    Hugo Soares frisou que os sociais-democratas não estão disponíveis para “ficar na história como aqueles que nada fizeram”.
18-10-2017
Deputados do PSD reclamam contribuição para “reerguer o tecido económico e vida das pessoas” após incêndios devastadores
    Luís Montenegro, Amadeu Albergaria e Susana Lamas reuniram com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o relatório aponta falhas técnicas e destas falhas devia resultar responsabilidades políticas”
    Carlos Abreu Amorim apelou à Ministra da Administração Interna e o Primeiro-Ministro que “assumam as responsabilidades e encerrem esta questão com dignidade”.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o tempo da lei da rolha e de sacudir a água do capote esgotou-se. É uma obrigação assumir as responsabilidades”
    Para Marques Guedes o trabalho levado a cabo pela comissão independente é uma “luz de esperança” que contrasta com o “triste passa-culpas”.
11-10-2017
PSD defende reflexão sobre o reconhecimento do risco e desgaste rápido na profissão de profissional de polícia
    A posição dos sociais-democratas foi assumida pela deputada Andreia Neto.
11-10-2017
SEF: José Cesário fala em “saneamento político”
    O Vice-Presidente da bancada do PSD diz que “agora toda a Administração Pública sabe que quem discordar dos senhores do PCP e do Bloco corre o risco de ser afastado”.
03-10-2017
PSD assinala aspetos positivos e negativos do Relatório Anual de Segurança Interna de 2016
    José Silvano deixou ainda o alerta sobre a situação do SIRP e do SEF.
18-09-2017
Governo coloca “o carro à frente dos bois” ao apresentar Proposta de Lei que altera o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios
    Como o regime de transferência de competências para as autarquias ainda não foi aprovado, António Topa considera que o governo está a pedir um “cheque em branco” ao Parlamento.
05-07-2017
Carlos Peixoto: “António Costa e o PS foram os pais do SIRESP”
    Carlos Peixoto recordou ainda as mudanças feitas pelo governo na Autoridade Nacional da Proteção Civil em véspera do período crítico de incêndios.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas