PSD aponta falhas nos Programas de Apoio ao Empreendedorismo Jovem
Deputados supervisionam desempenho do Programa FINICIA Jovem
O PSD aponta um conjunto de falhas existentes nos Programas de Apoio ao Empreendedorismo Jovem, em requerimento dirigido ao presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Luís Filipe dos Santos Costa, entregue recentemente na AR.
Para os deputados o Governo continua a apresentar medidas que levantam mais entraves burocráticos aos jovens empreendedores do que as portas que deveriam de abrir. O acesso ao micro-crédito, a linhas de apoio financeiro ou a capital de risco é visto com suspeita pelos potenciais empreendedores como uma ferramenta hermética com processos de adesão que alimentam apenas um mercado de empresas que fazem da sua actividade a ponte entre o cidadão e o “complexo sistema de apoio”.
Perante esta realidade importa avaliar a actuação do IAPMEI sobre os resultados obtidos com o Programa FINICIA Jovem, através do número de empresas criadas desde o arranque do programa, dos resultados das novas empresas e dos objectivos estabelecidos para 2010 de apoio à criação de novas empresas e a dotação orçamental prevista.
O deputado afirma que em vez de medidas concretas, o Programa do Governo traz um “conjunto de perplexidades, algumas dúvidas e uma série de incertezas”.