Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Proposta do Governo sobre publicidade institucional do Estado acautela os valores da transparência e da justiça
Segundo Rosa Arezes esta iniciativa vem ajudar na modernização dos órgãos de comunicação social de âmbito local e regional.

Rosa Arezes saudou, esta sexta-feira, a Proposta de Lei do Governo que estabelece as regras e os deveres de transparência a que fica sujeita a realização de campanhas de publicidade institucional do Estado, bem como as regras aplicáveis à distribuição da publicidade institucional do Estado em território nacional, através dos órgãos de comunicação social locais e regionais. De acordo com a deputada esta é uma iniciativa “que traduz uma atitude proactiva, atenta e diligente do Executivo, face aos novos desafios que os avanços tecnológicos vão colocando ao universo dos media”. “E saudamos, sobretudo, esta iniciativa porque ela trata, antes de mais, de acautelar os valores incontornáveis da transparência, da justiça e da defesa do bem-comum. É verdade que esta é a única postura admissível numa sociedade democrática adulta. Mas nem sempre tem sido assim. Nem todos têm agido, sempre, em nome destes valores”.

De seguida, a social-democrata frisou que com esta Proposta se está a acautelar os valores da transparência e da justiça, no âmbito de campanhas de publicidade institucional do Estado, e defender os legítimos interesses, nesta matéria, dos media locais e regionais.

Tendo em conta que a evolução e transição dos meios de comunicação social para meios de distribuição online tornaram desadequado o regime vigente de afetação de despesa com publicidade institucional do Estado, a deputara refere que o Governo pretende “adequar os meios disponíveis aos fins a que se destinam, simplificar procedimentos, melhorar a transparência da afetação da despesa e incentivar a modernização dos órgãos de comunicação social de âmbito local e regional”.

“Com esta medida, pretende-se aumentar o valor dos montantes a distribuir pelos meios locais e alargar o âmbito da aplicação às campanhas de publicidade institucional do Sector Empresarial do Estado, incluindo também a publicidade referente à governação dos fundos europeus. Com esta Proposta de Lei, estamos a assumir um passo muito relevante na afirmação dos princípios constitucionais da imparcialidade e isenção da Administração Pública. Estamos a cuidar as condições de transparência e equidade, no funcionamento dos mercados no universo dos media. Com esta Proposta, estamos a incentivar a modernização dos órgãos de comunicação social de âmbito local e regional e a valorizar o seu público, tornando, por isso mesmo, mais abrangentes e eficazes as campanhas de publicidade institucional”.

A terminar, Rosa Arezes lembrou que, mais uma vez, o PSD está a contribuir para valorizar a comunicação social local e regional. “Apostando em soluções ajustadas à evolução dos tempos. Promovendo a transparência e a equidade, a imparcialidade e a isenção. Contribuindo para uma maior regulação do mercado publicitário, para um mercado mais justo, mais transparente. É assim que se promove a cidadania, é assim que se prestigia a política, é assim que se aprofunda a democracia”.

27-03-2015 Partilhar Recomendar
09-05-2019
Helga Correia: cativações impossibilitam a ERC de desempenhar as suas competências
    A deputada enfatizou que esta é uma situação inaceitável.
06-03-2019
“O PS e o Governo são uma credenciada e cadastrada fábrica de fake good news”
    Carlos Peixoto considera que os socialistas podem ter muita experiência nesta matéria, mas falta-lhes a “decência e a moralidade”.
06-03-2019
Até o PS já começa a desconfiar das promessas do governo
    Margarida Mano manifestou a surpresa do PSD ao ver o PS a recomendar ao seu governo que faça algo que o governo já prometeu fazer.
06-03-2019
Debate sobre Fake News era o local apropriado para um “ato de contrição” do PS
    Carlos Abreu Amorim recordou a ligação socialista a um blogue anónimo difusor de Fake News.
21-02-2018
Governo atribui pouca relevância à Comunicação Social
    Pedro Pimpão alertou que há órgãos de comunicação a passar por graves dificuldades.
02-02-2018
Helga Correia anuncia apoio do PSD à Petição que defende a criação de melhores condições de acessibilidade televisiva para a população surda portuguesa
    A deputada enfatizou que estes são problemas atuais e pertinentes.
04-05-2017
Sara Madruga da Costa ouviu as preocupações da Comissão de Trabalhadores da RTP-M
    A falta de equiparação das carreiras dos trabalhadores deste centro foi um dos temas abordado na reunião.
15-02-2017
Sara Madruga da Costa visitou as instalações da RDP-Madeira
    A deslocação ocorreu precisamente no dia mundial da rádio.
16-12-2016
Helga Correia realça o importante papel desempenhado pela ERC
    O louvor foi deixado na análise dos Relatórios de monitorização e analise exercidos pelo Regulador durante os anos de 2014 e 2015.
24-11-2016
Orçamento dedicado à Agência Lusa coloca em causa o serviço prestado
    Segundo Susana Lamas a verba orçamentada é inferior à de 2016.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas