Nuno Matias saudou, esta sexta-feira, o Governo “pela estratégia e visão com que nos lideraram e apresentaram no Conselho Europeu aquilo que é uma visão de desenvolvimento sustentado, ambiental e civilizacional que levou à concretização de um acordo do pacto Energia e Clima e com isso colocou, verdadeiramente, a economia com um paradigma energético mais sustententável e demonstrou que Portugal tem, finalmente, uma política energética ao serviço da economia, dos portugueses, das empresas e das futuras gerações.
No debate do Orçamento do Estado para 2015, o parlamentar questionou ao Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia de que forma é que este novo pacote, que prevê as interligações de Portugal e Espanha ao resto da Europa, poderá potenciar a atividade empresarial, criar sustentabilidade na nossa fatura energética e com isso desenvolver aquilo que é um paradigma de crescimento económico e desenvolvimento da nossa economia.
A terminar, Nuno Matias referiu que, desta forma, podemos ambicionar não voltar a ter uma fatura energética, uma dívida tarifária e um défice acumulado, que hoje ainda estamos a pagar. “Este foi o primeiro Governo a construir um paradigma de combate às rendas excessivas que perfazem um total de 3.400 milhões de euros e era importante que a oposição tivesse a honestidade intelectual de reconhecer que este foi o primeiro Governo que teve coragem, que colocou em prática e está a efetivar uma política energética ao serviço de Portugal”. |